Produtores conhecem novas tecnologias

Imprimir PDF

Dia de Campo - Faxinal Produtores rurais de Bandeirantes que trabalham com a diversificação de culturas voltada para o desenvolvimento de olerícolas em estufas participaram na semana passada de Dia de Campo em Faxinal, que fica cerca de 200 quilômetros. A visita ao  evento foi organizada pela EMATER/PR, escritório de Bandeirantes, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

O Dia de Campo foi direcionado à cultura do tomate, na qual aquela região é tradição com aproximadamente 800 estufas conduzidas por cerca de 600 pessoas - entre produtores e meeiros. Segundo estimativa da unidade da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), a produção das duas safras anuais deve chegar a 1,6 milhão de caixas de tomate (com peso médio de 22,5 quilos).

Na oportunidade, os produtores conheceram as novas tecnologias de produção em ambiente protegido, ampliando os conhecimentos sobre novo modelo de estufa que proporciona mais produtividade. Segundo informações do secretário de agricultura André Teodoro, os participantes também conheceram o plantio direto na palha em estufas, além de informações sobre controle alternativo de pragas e doenças com menor custo.

Os produtores ainda conheceram o sistema de fertirrigação em que são adicionados fertilizantes na água, garantindo maior vigor às plantas, oferecendo mais economia e equilíbrio à cultura. Na programação foi apresentando também a construção de solo produtivo em estufas; maior eficiência na aplicação de agrotóxicos e melhor controle de pragas e doenças.

Navegando em: Principal Agricultura Produtores conhecem novas tecnologias