Imprimir PDF

A adolescente Aisla Fernanda dos Santos, de 15 anos, tem a oportunidade de trabalhar e se capacitar através do programa Aprendizagem Profissional ‘Adolescente Aprendiz’ da Associação de Educação Familiar e Social do Paraná. Desenvolvido em convênio com o Provopar-Bandeirantes e agência Banco do Brasil de Bandeirantes, Aisla foi selecionada no arco bancário de Auxiliar Administrativo do programa

A estudante do Ensino Médio do Colégio Estadual Mailon Medeiros, que estava acompanhada da presidente do Provopar/Bandeirantes, Patrícia Franco, começou a trabalhar nesta quinta-feira (23) e foi recepcionada pelo gerente da unidade Arnaldo Aparecido Bariani.
Para ingressar ao corpo de funcionários do Banco do Brasil, além de estar dentro dos critérios exigidos pelo programa, Aisla, ao lado outros sete concorrentes, teve que passar por um teste de conhecimentos aplicado pela agência. A jovem gabaritou as disciplinas de portugês e matemática, e conquistou a vaga.

Segundo a presidente do Provopar, Patrícia Franco, para selecionar o aprendiz, a entidade solicitou junto às escolas estaduais do Município um aluno que estivesse dentro dos critérios exigidos pelo programa. “O aluno deve ter boas notas; aproveitamento de 75% de frequência; idade mínima de 15 anos ou 16 incompletos; ser desinibido, porém com comportamento exemplar; estar inserido no Cadastro da Ação Social, com renda familiar inferior a meio salário-mínimo per capita. Após esta seleção, os alunos selecionados pelas escolas foram submetidos a uma avaliação de conhecimentos em Matemática e Português. E o aluno aprovado foi encaminhado para entrevista e teste na agência do Banco do Brasil. Como a empresa está inscrita na Associação de Educação Familiar e Social do Paraná e solicitou um aprendiz, a aluna foi selecionada onde, agora, tem a oportunidade de aprendizagem como auxiliar administrativo no setor bancário”, explicou.

O gerente do Banco do Brasil, Arnaldo Aparecido Bariani, assim como da vez anterior, pelo convênio, a estudante aprenderá, por dois anos, as atividades bancárias com remuneração. “O contrato é por dois anos e as atividades do aprendiz serão exercidas por quatro horas/dia, em quatro dias da semana, de acordo com os critérios exigidos do programa”, destacou Bariani. “E um dia da semana, o jovem participará de treinamento aplicado pelo Provopar e Associação”, completou Patrícia.

Empresas que desejam participar do programa devem se cadastrar na Associação de Educação Familiar e Social do Paraná. Para maiores informações, a presidente do Provopar-Bandeirantes, Patrícia Franco, está à disposição para esclarecimentos sobre o programa Aprendizagem Profissional ‘Adolescente Aprendiz’.

Navegando em: Principal Assistência Social ‘Adolescente Aprendiz’ oportuniza capacitação e qualificação ao mercado de trabalho