Município ganha mais um espaço de conhecimento e cultura

Imprimir PDF
pmb-bibliocidada A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria de Educação e Cultura, e parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado, inauguraram na quinta-feira,  30, mais um espaço de conhecimento no município. A comunidade de Bandeirantes recebeu da secretária estadual da Cultura Vera Mussi e do prefeito Celso Silva a Biblioteca Cidadã.

As pessoas que circularem próximo ao Corpo de Bombeiros irão reconhecer a Biblioteca Cidadã “Jamil Fares Midauar”, ao ver a pintura que retrata o caminho do conhecimento, da informação e da cultura. O painel na entrada principal valoriza o artista local, na qual a obra foi assinada pela artista plástica Neide Rocha Portugal.

Em homenagem ao ex-prefeito, a biblioteca conta com acervo inicial de 2 mil livros, computadores com acesso à internet de banda larga, aparelhos de televisão e DVD. Segundo a secretária Vera Mussi, o programa Biblioteca Cidadã é coordenado pela Secretaria da Cultura, em parceria com as secretarias de Obras Públicas e Assuntos Estratégicos, a Biblioteca Pública do Paraná e a Prefeitura de Bandeirantes. “A Biblioteca Cidadã oferece às regiões mais carentes do Estado do Paraná, equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento, pelo valioso acervo de livros e pela possibilidade de inclusão digital, por meio dos telecentros”, comentou a secretária durante inauguração da obra.

O prefeito Celso Silva disse que a biblioteca reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo de livros, informática, salão comunitário, espaço cívico e de recreação. O local estimula, ainda, a valorização cultural da população com o painel assinado pela artista plástica Neide Portugal. Celso Silva lembrou ainda que a obra estava programada para ser construída em local distante do centro e estudos feitos e também em conversação com os responsáveis técnicos da Secretaria da Cultura, foi possível readequar a obra no centro da cidade, próxima às escolas e colégios públicos e privados. “Desta maneira o benefício atenderá muitos estudantes e a comunidade em geral com a realização de pesquisas, trabalhos e leituras. É o acesso ao conhecimento”, mencionou o prefeito.

Recentemente o município também entregou a comunidade a Indústria do Conhecimento, em parceria com a FIEP/SESI, biblioteca instalada ao lado do Terminal Rodoviário.

(Foto: Carlos Almeida)
Última atualização ( Sex, 05 de Novembro de 2010 18:41 )
Navegando em: Principal Educação e Cultura Município ganha mais um espaço de conhecimento e cultura