Prefeitura e SAAE retomam serviços de rede de esgoto no bairro Invernada

Imprimir PDF

A Prefeitura de Bandeirantes e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), através de empresa contratada via processo licitatório, retomaram esta semana os serviços de instalação do sistema de coletor de esgoto sanitáriono bairro Invernada. “Graças ao projeto desenvolvido na gestão do ex-diretor do SAAE, Wilson Aparecido de Souza ‘Mineirinho’,  foi conquistado via gestão do deputado federal João Arruda, recursos junto a Funasa, para a implantação do esgoto sanitário no bairro Invernada. Após concluída as obras levará o índice de Bandeirantes para quase 99% de esgoto tratado e coletado. A obra atenderá uma aspiração antiga da comunidade da Invernada”, avaliou o prefeito Celso Silva.

Segundo o diretor do SAAE, Elias Tostes, a obra faz parte do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do Governo Federal, via Funasa (Fundação Nacional da Saúde), no qual foram contemplados conjunto de projetos, que além do bairro Invernada, irá beneficiar o Distrito Nossa Senhora da Candelária ‘Sertãozinho’ e a ampliação de lagoa de tratamento. Valor global para os projetos é de mais de R$ 2 milhões. “O projeto para o bairro Invernada foi contemplado em mais de R$ 265 mil. Recursos estes do PAC/Esgoto, da Funasa, com gestão do deputado João Arruda”, destacou Elias. Ele enfatizou  ainda que  as obras de ampliação da rede de esgoto são necessárias para elevar ainda mais a qualidade de vida da população bem como nas questões de preservação ambiental.

Com as obras no bairro Invernada e adjacências, o Município de Bandeirantes deverá atingir quase 99% de rede de esgoto coletado e tratado. “No Brasil, são poucos os municípios que possuem essa porcentagem de obras de saneamento”, comentou Tostes.
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 50,6% da população urbana brasileira é atendida pela rede de esgoto. Apenas 34,6% do volume de esgoto coletado recebe tratamento e mais de 100 milhões de brasileiros não têm seus esgotos tratados. A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento pode contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além da degradação do corpo da água. A disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.

Navegando em: Principal Obras e Infraestrutura Prefeitura e SAAE retomam serviços de rede de esgoto no bairro Invernada