Prefeitura instala Cristo Redentor em praça do Cemitério Municipal

Imprimir PDF

pmb-cristocapa

A Prefeitura de Bandeirantes preparou o Cemitério Municipal para receber os visitantes no Dia de Finados.

Melhorias foram realizadas com pinturas, podas, limpeza, entre outros serviços de embelezamento em toda a área do cemitério e na Praça João Paulo II, que recebeu ainda a instalação do Cristo Redentor no local. A Prefeitura comunica que as pessoas que desejam realizar limpeza nos túmulos têm até o dia 31, domingo. As reformas nos jazigos se encerraram na quarta-feira, 27, e as pinturas podem ser feitas até sábado, 30.

Na oportunidade, o secretário de Administração Antonio Carlos Zanardo informou que o Dia do Funcionário Público no município, comemorado dia 28, foi transferido para hoje, sexta-feira, 29. Assim a Prefeitura entra em recesso e retorna aos trabalhos na quarta-feira, 3 de novembro, porém os serviços essenciais estarão em funcionamento.

A origem - O Dia dos Mortos é uma tradição que é milenar. Este é um dos cultos mais antigos e que esteve presente em quase todas as religiões, em especial nas mais antigas. A princípio era ligado aos cultos agrários e de fertilidade que consideravam que os mortos eram como sementes, e por isso eram enterrados com vistas à ressurreição.

O binômio: morte-fertilidade, explica a primitiva celebração de Finados com banquetes perto dos túmulos. Essa associação levou o homem primitivo a implorar a proteção dos mortos para as colheitas e plantações. Na antiguidade greco-romana, o culto das almas (manes) era celebrado com o cerimonial da vegetação. Hipócrates, baseado na mesma crença, afirmou que os espíritos dos defuntos “fazem germinar e crescer as sementes”. Os hindus comemoram os mortos em plena fase da colheita, como a festa principal do período.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século IV, a Memória dos Mortos era com celebração da missa. Mas o dia de Finados só foi oficialmente instituído pela Igreja Católica no século X e denominado, na liturgia, omnium fidelium defunctorum (“de todos os fiéis defuntos”). Com o passar do tempo, a comemoração ultrapassou seu exclusivo aspecto religioso, para revelar uma feição emotiva: a saudade de quem perdeu entes queridos. Hoje se celebra este dia dizendo: “saudades sim! tristeza não!”.

Confira abaixo as fotos desde a fase inicial até a entrega das obras para a celebração do Dia dos Finados.

Última atualização ( Qua, 11 de Julho de 2012 15:25 )
Navegando em: Principal Obras e Infraestrutura Prefeitura instala Cristo Redentor em praça do Cemitério Municipal