Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná

Tablets para os Agentes Comunitários de Saúde

Imprimir PDF
PMB
 
Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Bandeirantes, receberam nesta quarta-feira (05) equipamentos tablets como ferramentas na agilização de serviços e acompanhamento no atendimento às famílias bandeirantenses. Na ocasião, os servidores ainda participaram de treinamento para o manuseio dos aparelhos e suas configurações para alimentação dos dados para o E-SUS (Sistema Único de Saúde). Os aparelhos tem ainda um programa que gera um documento de acompanhamento eletrônico dos cidadãos que são assistidos pelos os agentes de saúde, bem como pela a unidade de saúde de sua referência.

Segundo a secretária de Saúde Daiane Tomé, os 32 aparelhos foram adquiridos com recursos próprios do Município. A ferramenta tem como finalidade facilitar o trabalho dos agentes, que passam a ter acesso a todos os dados do cidadão, de forma prática. Outro benefício para o profissional é o conforto, já que o tablet é bem mais leve do que os papéis que eles carregavam. “A ferramenta visa dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população. O procedimento deixa de ser totalmente manual, quer feito com o preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e, posteriormente, a digitalização das informações na sede da Secretaria de Saúde”, comentou Daiane.

O vice-prefeito dr. Luiz, destacou que a medida representa um dos avanços no que se refere à qualidade e agilidade no atendimento e acompanhamento dos usuários dos serviços da saúde pública municipal. “Os agentes são os profissionais estão mais próximo da população e investir em equipamentos, em tecnologias, acreditamos que será possível fazer um trabalho cada vez melhor e mais ágil junto às comunidades”, enfatizou. Por meio desta nova ferramenta, os agentes irão trazer informações relevantes sobre a cobertura de cada unidade de saúde e assim, a gestão municipal terá condições de identificar o número de gestantes, idosos, acamados, pacientes de doenças crônicas na localidade e propor ações preventivas e de controle junto à população. “Apesar dessa crise econômica, o Município está investindo nestas ferramentas porque acreditamos no trabalho dos agentes de saúde. Sabemos que todos os problemas da saúde não serão solucionados, mas o nosso prefeito Lino Martins tem orientado que, com união, empenho e dedicação é possível reduzi-los. Todo e qualquer investimento que venha beneficiar a população na área da saúde é um passo e um caminho para reduzir os problemas do setor”, enfatizou.

A entrega aconteceu no Centro Cultura Takiko Hassegawa e foi acompanhada pelo vice-prefeito, Luiz Carmelo Comegno; secretária de Saúde, Daiane Tomé; representantes da 18ª Regional de Saúde/Cornélio Procópio; secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto Altizani; secretária de Ação Social, Maria de Fatima Silva Rego de Oliveira; presidente da ACIAB (Associação Comercial e Empresarial de Bandeirantes) Patrícia Franco; coordenadora dos ESFs e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renata Chaves; representante da empresa IDS que é a responsável pela implantação do software; agentes comunitários de saúde; e demais servidores do setor.

INTEGRAÇÃO - O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. O objetivo é reduzir a carga de trabalho na coleta, inserção, gestão e uso da informação na AB, permitindo que a coleta de dados esteja inserida nas atividades já desenvolvidas pelos profissionais. (Foto Carlos Almeida)

 
Navegando em: Principal Saúde Tablets para os Agentes Comunitários de Saúde
PMB

Últimos Atos Oficiais

Mais clicadas