Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná

Dia D de vacinação contra gripe acontece dia 12

Imprimir PDF
PMB
 
A mobilização nacional para a campanha de vacinação contra a gripe está marcada para o próximo dia 12 (sábado) em todo o país. Nesta data, os postos de saúde estarão com atendimento das 09h às 16h, sendo eles, Centro de Saúde I (Posto Central), PSFs Lordani, Bela Vista, Invernada, Teixeirinha, IBC I e IBC II, e Centro de Saúde da Mulher e da Criança.

A vacinação contra a influenza começou no último dia 23 e segue até o dia 01 de junho quando devem ser vacinados os grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores das instituições públicas e privadas. Pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade, é necessário apresentar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

Em Bandeirantes, segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Carla Zanatta, devem ser vacinadas cerca de 7,5 mil pessoas dos grupos prioritários. No Paraná, de acordo com a SESA (Secretaria de Estado da Saúde), a estimativa da campanha de vacinação 2018 é atingir 3,2 milhões de pessoas e realizar cobertura vacinal de 90% da população.

A secretária de Saúde, Daiane Tomé, reforçou para que as pessoas dos grupos prioritários não deixem de tomar a vacina, pois com a queda brusca na temperatura, é preciso prevenir-se contra a Influenza. “Especialmente os grupos de risco, devem estar alertas e, acima de tudo, devem se imunizar e tomar a vacina”, recomendou. Daiane orientou ainda que as pessoas devem sempre fazer a higienização das mãos, uso do álcool gel, manter os ambientes bem ventilados e utilizar lenços descartáveis ou cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir são atitudes que podem diminuir o contágio. “A gripe é transmitida pelo contato com gotículas espalhadas pelo ar por meio de tosse, espirro ou até mesmo a fala de pessoas que estejam contaminadas. Tais medidas preventivas e bons hábitos de higiene e alimentares, também contribuem na prevenção”, indicou.

 
Navegando em: Principal Saúde Dia D de vacinação contra gripe acontece dia 12
PMB

Últimos Atos Oficiais

Mais clicadas