Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná

Quinta e sexta-feira haverá plantão para vacinação contra a gripe

Imprimir PDF
PMB
 
As pessoas dos grupos prioritários que ainda não tomaram vacina contra a gripe podem procurar nesta quinta-feira e sexta-feira (31/05 e 01/06), no horário das 08h às 12h, o Setor de Vacinação do Posto Central e receber a dose contra o H1N1. A secretária de Saúde, Daiane Tomé, e a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanatta, explicaram que, mesmo com o feriado e o recesso administrativo, o plantão estará disponível para o atendimento específico do público-alvo da campanha.

A medida oportuniza atender e aumentar a taxa de cobertura vacinal, já que o percentual total dos grupos prioritários no Município, até o início desta semana, atingiu aproximadamente 70%. A preocupação é especialmente a imunização de crianças com idade de 6 meses a 4 anos e pessoas com doenças crônicas. Os trabalhadores da área da saúde foram os que mais procuraram se imunizar, com 83%; seguido dos idosos com 77%; puérperas com 74%; professores e gestantes com 70% cada grupo; e crianças 42%. “É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças para imunizar contra a gripe, assim como as pessoas com doenças crônicas, que são mais suscetíveis a gripe, devem procurar o Posto de Saúde e receber a dose contra o vírus H1N1, levando consigo a indicação médica”, ressaltou a secretária de Saúde, Daiane Tomé.

NO ESTADO – No Estado do Paraná, a Superintendência da Vigilância em Saúde informou que das 14 mortes causadas pela gripe registradas, 11 eram pessoas com idade a partir de 60 anos com alguma doença crônica. “São pessoas mais frágeis, com menos resistência. Elas precisam se vacinar para terem menor risco de complicações caso tenham contato com o vírus da gripe”, alertou a superintendente, Júlia Cordellini.

O técnico em informática Jefferson Detoni conta que se vacinou já no início da campanha. Ele faz parte do público-alvo da vacinação por conta da necessidade de passar regularmente por hemodiálise. “Participo da vacinação desde a primeira campanha. Além de me proteger da gripe, deixo de ser um vetor da doença. Não pego gripe e nem passo para os outros”, conta.

Entre as doenças e condições clínicas que incluem as pessoas no público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe está diabetes, doenças crônicas respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas e neurológicas, transplantados, obesidade grau III, portadores de trissomias (Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras) e imunossupressão (comprometimento do sistema imunológico).

 
Navegando em: Principal Saúde Quinta e sexta-feira haverá plantão para vacinação contra a gripe
PMB

Últimos Atos Oficiais

Mais clicadas