Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná

Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira

Imprimir PDF
PMB
 
Em Bandeirantes, até sexta-feira (08) passada, total registrado dos grupos assistidos para a campanha chegou a 80%, ou seja, das 7.740 doses, 6.190 foram aplicadas. “A cobertura vacinal em nosso Município, dentro do percentual total, é considerada boa. Entretanto, temos ainda até sexta-feira para que as pessoas dos grupos prioritários procurem se imunizar contra a influenza”, considerou a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanatta. Entre o público-alvo a ser vacinado, as crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos apresentam a menor taxa de cobertura com 57%. “Pais ou responsáveis devem prevenir e proteger as crianças contra a influenza. Assim como pessoas com doenças crônicas devem tomar a dose. É importante que estejam imunizadas, evitando complicações e situações de risco que podem chegar, inclusive, à óbito”, alertou. Em recente entrevista, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, informou que o Paraná já registrou 18 óbitos por causa da gripe. Desse total, pelo menos 13 eram doentes crônicos. “O vírus está em circulação e, infelizmente, poderá fazer mais vítimas. Precisamos usar todas as estratégias disponíveis para prevenir o avanço dessa doença, incluindo a vacinação das populações mais sensíveis, como doentes crônicos, gestantes e crianças”, ressalta Nardi.

A secretária municipal da Saúde, Daiane Tomé, reforçou para que nesta última semana de campanha as pessoas dos grupos prioritários procurem os postos de saúde e aproveitem para se vacinar. “A vacinação é rápida e segura”, destacou.

PÚBLICO-ALVO – Os grupos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe foram definidos pelo Ministério da Saúde levando em conta diversos fatores, entre eles o risco de exposição aos vírus e o grau de resistência do organismo à doença. Em 2018, fazem parte do público-alvo para receber a vacina no sistema público de saúde as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes (em qualquer período gestacional); puérperas (mulheres que tiveram parto recente, em até 45 dias); trabalhadores da área da saúde; professores (rede pública e particular); idosos (mais de 60 anos de idade); populações indígenas e doentes crônicos. 


No caso dos doentes crônicos, são considerados alvos da campanha pessoas com diabetes; doenças crônicas respiratórias, renais, cardíacas, hepáticas e neurológicas; transplantados; obesidade grau III; pessoas com trissomias como Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras; e imunossupressão (comprometimento do sistema imunológico). Para receber a vacina, os doentes crônicos devem apresentar uma carta de recomendação médica nos postos de vacinação. (Da redação com assessoria)

 
Navegando em: Principal Saúde Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira
PMB

Últimos Atos Oficiais

Mais clicadas