Imprimir PDF

A Instância de Governança, organismo formado recentemente pelos municípios da região Norte e Norte Pioneiro, representada pela Atunorpi (Associação Turística do Norte Pioneiro), realizou sua primeira reunião na tarde de sexta-feira (04) passada no gabinete do prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno. Na ocasião, foram tratados assuntos pertinentes da Instância e também sobre o planejamento de ações para 2016.

Paralela à reunião, a Atunorpi também participou do Seminário do Turismo Religioso, evento realizado no Santuário Bom Jesus da Cana Verde e organizado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Sul 2 em parceria com a Paraná Turismo, Sistema Fecomércio, os municípios do Norte Pioneiro e a Diocese de Jacarezinho. O evento teve a finalidade de efetivar e consolidar programa permanente para o desenvolvimento do Turismo Religioso (Rota do Rosário) no Norte Pioneiro e no Estado do Paraná.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Bandeirantes, José Roberto Altizani, além da reunião da Instância, a ocasião foi oportuna para que as entidades e organizações do Município participassem também do Seminário. A Sala do Empreendedor (agente Conceição Cesco), Associação de Artesãos de Bandeirantes, ACAUEM e Associação de Apicultores, participaram do evento. “Além de tratar de assuntos referentes da Instância, organismo que atua em promover e integrar o turismo na região, foi oportuna a ocasião, e sendo um convite da Paraná Turismo pelo presidente Jaco Gimenez, em levar o que nosso Município possui de produtos neste Seminário. Evento este que teve a finalidade de construir ideias na concretização do turismo religioso com foco na fé católica”, destacou Altizani. O presidente da Atunorpi, Ricardo Guerra, e demais membros da Instância também participaram da reunião e do Seminário.

“Temos muitos produtos e um potencial enorme pelo turismo como ferramenta de fomentação do desenvolvimento econômico para toda esta região. Foi muito importante a reunião e o Seminário contou com o relato do nosso artesão bandeirantense, João do Lixo, sobre sua técnica e execução de trabalho. Na ocasião, ele entregou ao representante da CNBB, uma lembrança de São de Miguel Arcanjo produzida com garrafa PET”, destacou Altizani.

O Seminário abordou temas sobre a importância do turismo religioso para os destinos receptores; hospitalidade e a acolhida no segmento do turismo religioso; e empreendedorismo e promoção do turismo religioso. Na ocasião, o SENAC anunciou curso para a formação de agentes receptivos.

Integram a Rota do Rosário: seis municípios e sete atrativos religiosos: Jacarezinho – Santuário Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição (pinturas murais de Eugênio de Proença Sigaud); Bandeirantes – Santuário Santa Terezinha e Santuário São Miguel Arcanjo; Ribeirão Claro – Santuário São Vicente de Pallotti; Siqueira Campos – Santuário do Bom Jesus da Cana Verde; Tomazina – Santuário de Santo Inocêncio; Ibaiti – Santuário do Sagrado Coração de Jesus; e Arapoti – Igrejinha.

Navegando em: Principal Turismo Instância de Governança realiza primeira reunião e participa de Seminário do Turismo Religioso em Siqueira Campos