Festival da Matemática

Educação - Sábado, 05 de Maio de 2018


Festival da Matemática

Realizado na quarta-feira (02), no Centro Cultural Takiko Hassegawa (Praça Valderi Mendes Vilela-Praça Brasil/Japão), a abertura do Festival da Matemática. O evento é promovido numa parceria entre Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria da Educação e Cultura, e Sesc PR/Projeto Futuro Integral.

De acordo com os orientadores de atividades do Projeto Futuro Integral no Município, Rafael Montenegro Palma e Vânia Josenilda Silva de Paula, e da técnica de Educação do Sesc/Cornélio Procópio, Paula Batista, o Festival da Matemática faz parte do ‘Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa’ e que também compõe ao evento coorporativo do próprio Projeto, a Semana da Matemática. Um dos objetivos do Festival da Matemática é de contribuir e melhorar o aprendizado dos alunos nas ciências exatas, incentivando-os ao conhecimento matemático.

Para a secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, a parceria entre a municipalidade e o Projeto Futuro Integral tem trazido resultados importantes e positivos junto aos estudantes com as oficinas de raciocínio lógico, letramento e arte-educação, que são desenvolvidas em contraturno escolar. Ela ressaltou ainda a importância da aprendizagem matemática por meio de práticas inovadoras. “O Festival da Matemática busca incentivar, motivar o aprendizado para esta ciência exata, e também de mudar a impressão e o conceito que se tem dela ao mostrar que há formas de vivenciar e descomplicar a Matemática, por meio de aplicações inovadoras, acessíveis e criativas que a matemática apresenta no nosso dia a dia”, avaliou.

Durante a abertura do Festival, houve apresentações de paródias, de leituras, declamações de poemas matemáticos. Outra atração foi a encenação de peça teatral sobre o conto ‘O Problema dos Mil Dinares’, baseado no livro ‘O Homem Que Calculava’, de Malba Tahan, heterônimo do professor Júlio Cesar de Mello, que nasceu em 06 de Maio de 1895, e foi homenageado com a criação do Dia Nacional da Matemática (06 de Maio).

Desde ontem, sexta-feira (04), até o próximo dia 12 (sábado) estão sendo realizadas oficinas, exposições de jogos e materiais manipuláveis relacionados com a Matemática, e apresentações do teatro nas escolas que participam do Projeto Futuro Integral. No dia 12 haverá uma exposição ao ar livre no Parque do Povo, sendo que toda comunidade bandeirantense está convidada a participar e prestigiar.

Prefeitura Municipal


Bandeirantes