Comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

Educação - Quarta-feira, 18 de Abril de 2018


Comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil


A data de hoje, dia 18, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Para celebrar a ocasião, que faz homenagem ao nascimento do escritor da literatura infantil Monteiro Lobato, alunos dos centros municipais de educação infantil de Bandeirantes estão realizando visitas a Biblioteca Municipal Cidadã Jamil Fares Midauar. Esta semana, alunos e professoras do CMEI Paulo Meneghel foram recepcionados pela bibliotecária Lucinéia de Oliveira (Neinha). A ocasião também foi oportuna para que as crianças tivessem contato direto com a biblioteca, um espaço de aproximação com o universo mágico dos livros.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao pré-modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

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