População recebe orientações na semana de conscientização contra Tuberculose

Saúde - Quarta-feira, 21 de Março de 2018


População recebe orientações na semana de conscientização contra Tuberculose


Dia 24 comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bandeirantes está realizando esta semana ações de conscientização e prevenção da doença. Usuários que procuram atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) de todas as Unidades Básicas de Saúde e do Programa de Estratégia de Saúde da Família estão recebendo informações, folders e orientações sobre a Tuberculose. Os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) durante as visitas domiciliares também intensificam a conscientização a respeito da doença.

Segundo a secretária de Saúde, Daine Tomé, as equipes da Saúde Municipal, principalmente os ACS, estão preparadas para identificar os sintomas e possíveis casos da doença, tendo como finalidade orientar e encaminhar o cidadão na busca pelo diagnóstico e tratamento precoce e adequado. Em Bandeirantes, no ano passado foram 12 casos confirmados e três (03) estão em tratamento. Neste início de ano, nenhum foi registrado.

A Tuberculose, é uma doença com 10 milhões de novos casos ao ano, levando mais de um milhão de pessoas ao óbito, e é uma das dez maiores causas de morte no mundo. Por isso, que em 2016, a OMS (Organização Mundial da Saúde) iniciou a campanha global ‘Unidos para Acabar com a Tuberculose’. A preocupação com os números elevados fez com que a OMS redefinisse a classificação de países prioritários para o período de 2016 a 2020. O Brasil está entre os 20 países que apresentam mais casos da doença, e a 19ª posição quanto à coinfecção TB/HIV. A atual campanha da OMS tem como foco combater o estigma, a discriminação, a marginalização e as barreiras de acesso aos tratamentos contra a doença.

De acordo com Daiane, a Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer ossos, rins, meninges e demais órgãos. Pessoas com Aids, câncer, diabetes, doenças reumáticas, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, dependentes químicos e fumantes são mais propensos a contrair a doença. “A mais comum é a forma pulmonar, que acomete 85% dos casos e com sintomas que são: tosse com expectoração por três ou mais semanas, acompanhado de febre, perda de apetite e sudorese noturna. Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a doença devem procurar o mais cedo possível um posto de saúde do município”, alerta. (Da redação com Agência FioCruz)

Prefeitura Municipal


Bandeirantes