Saúde Municipal realiza arrastão de limpeza na luta contra dengue e escorpião

Saúde - Sábado, 17 de Março de 2018


Saúde Municipal realiza arrastão de limpeza na luta contra dengue e escorpião

Segundo a secretária de Saúde, Daiane Tomé, os trabalhos deste sábado serão direcionados às comunidades do Conjunto Ouro Verde e Vila São Vicente. “Sendo que a partir das 08h estaremos seguindo para estas localidades. Solicitamos aos moradores que separem todo lixo, entulhos e coloquem em frente as suas casas, pois as equipes estarão passando e recolhendo os materiais. Dentro da nossa programação, outras regiões da cidade também estarão recebendo o mesmo trabalho de arrastão nas próximas semanas”, orientou. A ação está sendo realizada em parceria com atiradores do Tiro de Guerra 05-013 e também equipes das secretarias da Administração, Agricultura e Pecuária, e Meio Ambiente. “Aproveitamos para agradecer a parceria com o TG, às secretarias da Prefeitura, equipes da Saúde, e ao prefeito Lino Martins que tem nos apoiado nos trabalhos e ações de atendimento à toda a comunidade bandeirantense”, destacou.

PICOU E AGORA? – O tipo frequente de escorpião no Município é o amarelo. Se a pessoa for picada deve lavar o local com água e sabão, não cortar, furar ou apertar o local da picada, e ser levada imediatamente ao posto de saúde, pronto socorro ou hospital para conter o veneno e iniciar o tratamento.

PARA SOBREVIVER - O escorpião é um animal de hábito noturno e precisa de duas situações favoráveis para sobreviver: abrigo e alimento. Durante o dia ele fica escondido para se proteger. Quando escurece e tudo fica em silêncio, ele sai do abrigo para se alimentar. A barata é seu principal alimento e quando saem do esgoto, os escorpiões saem à caça. “Orientamos que os moradores vedem frestas, vãos, buracos, ralos e coloquem telas nas entradas de esgoto das residências e evitem entulhos no quintal, com acúmulo de madeira, tijolos, etc. Com esses cuidados, dificilmente vai haver proliferação de baratas e, com isso, o escorpião não tem alimento”, destacou a secretária de Saúde.

Mesmo tomando todas as precauções, é preciso servir-se de alguns cuidados a mais como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar, isso ajuda a diminuir os riscos da picada.

DEZ MINUTOS CONTRA O AEDES - “Basta a pessoa utilizar 10 minutos por semana para a realização de uma vistoria para evitar a proliferação do Aedes aegypti no ambiente doméstico”, frisou Daiane.

A intervenção periódica é suficiente para interromper o ciclo de vida do mosquito, que leva de 7 a 10 dias para se desenvolver do ovo até a forma adulta. Os locais para checagem são: caixas d'água ou cisternas, calhas, filtros de água, ralos, pneus velhos, bandeja de ar condicionado, bandeja de geladeira, vasos de planta, vaso sanitário, baldes e garrafas, lonas sobre objetos ou toldos, piscinas, vasilha d’água de cães. “Escolha um dia da semana, de preferência sábado ou domingo, quando há mais tempo livre, e confira todos esses pontos. Retire a água acumulada de vasos e pneus, vire baldes e garrafas de cabeça para baixo. Limpe calhas e ralos. Na piscina, adicione cloro, o que já é suficiente para evitar a proliferação do mosquito”, defendeu.

Prefeitura Municipal


Bandeirantes