ESF Teixeirinha começa projeto de caminhada ‘Feliz Idade’

Saúde - Sábado, 17 de Março de 2018


ESF Teixeirinha começa projeto de caminhada ‘Feliz Idade’


A equipe da unidade básica do posto de saúde Teixeirinha (Estratégia Saúde da Família), em Bandeirantes, está desenvolvendo desde o início de fevereiro deste ano o projeto de caminhada, denominado ‘Feliz Idade’. A atividade é voltada para o público morador daquela região (Maria Betho Meneghel, Huberto Teixeira I e II, e adjacências) e independentemente da faixa etária. As atividades acontecem na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, com início às 07h.

“Iniciamos há pouco tempo o projeto, em fevereiro, e estão participando no momento somente mulheres, mas é aberto a toda comunidade e público diverso, independente da idade ou gênero”, comentou a enfermeira responsável pelo projeto e posto de saúde, Edna Regina. O grupo ao todo soma 14 pessoas, dentre elas funcionários da unidade de saúde (Nádia Karina – dentista; Lígia Rocha – médica; Edna Regina – enfermeira; Rosana Silva - técnica de enfermagem; e as agentes de saúde Silvana Dias e Juliana Oliveira) que também acompanham a realização das atividades junto aos participantes. “Realizamos um alongamento e aferimos a pressão arterial para em seguida a realização, em média, de 50 minutos de caminhada”, comentou Edna. Ela mencionou que neste curto período das atividades realizadas foi possível verificar melhoras, principalmente, com relação a pressão arterial. “Neste pouco espaço de tempo em que iniciamos o projeto, houve melhorias na pressão arterial dos participantes”, destacou Edna.

A secretária de Saúde, Daiane Tomé, parabenizou a iniciativa da equipe pelo projeto e ressaltou a importância da prática da atividade física regular e a adoção de um estilo de vida ativa que são necessárias para a promoção da saúde e qualidade de vida. “Em qualquer idade é importante praticar atividades físicas e o objetivo do projeto é de conscientizar, proporcionar e transformar o exercício físico num hábito aliado também a uma alimentação saudável. É comprovado que pessoas que praticam atividades são mais felizes, reduzem o uso de medicamentos, além de ampliar a interação e convívio social”, enfatizou.

Prefeitura Municipal


Bandeirantes