Projeto "Olho no Olho" Contribui para a Saúde Visual e o Desempenho Escolar de Crianças em Bandeirantes

Saúde - Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023


Projeto

BANDEIRANTES (PR) –  O Projeto "Olho no Olho" é um exemplo inspirador de como a parceria entre secretarias pode fazer a diferença na saúde e no aprendizado das crianças. Inicialmente desenvolvido pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o projeto passou por uma pausa durante a pandemia, mas foi retomado com vigor pela Secretaria de Saúde do município no início de 2022, por meio da equipe de enfermagem do Programa Saúde na Escola (PSE).
O principal objetivo do Projeto "Olho no Olho" é identificar problemas de acuidade visual que possam interferir no processo de ensino/aprendizagem das crianças do ensino fundamental. Em um mundo cada vez mais voltado para a tela e a leitura, a saúde visual se torna fundamental para o desenvolvimento educacional das crianças.
No ano de 2023 o projeto já passou por oito escolas do município, atendendo a um total de 1.250 alunos da rede de ensino. Além disso, 151 crianças foram encaminhadas para avaliação com especialistas, garantindo que qualquer problema visual seja detectado e tratado a tempo.
Nos próximos dias, o Projeto "Olho no Olho" estenderá sua atuação às escolas municipais rurais do município, ampliando seu alcance e impacto na comunidade.
A Enfermeira Susan Carla P. Menegasso da Silva, atualmente à frente do projeto, enfatiza a importância do trabalho realizado: "Desde a preparação dos tapa-olhos até a aplicação do teste, é uma satisfação. Cada sorriso no teste que deu certo, cada encaminhamento que sabemos que a partir dali a criança terá uma melhor qualidade para desempenhar suas tarefas e até mesmo brincadeiras. Enfim, trabalhar com promoção em saúde, contribuir para a qualidade de vida de tantas crianças que são nosso futuro é algo transformador."
O Projeto "Olho no Olho" é um exemplo do compromisso da comunidade de Bandeirantes com a saúde e a educação de suas crianças. Ao identificar e tratar problemas de visão precocemente, ele não apenas melhora a qualidade de vida dos jovens estudantes, mas também promove um ambiente de aprendizado mais inclusivo e equitativo, garantindo um futuro brilhante para todos.

 

 

Redação: Talitha Dalacosta, Róger D. T. Demétrio e Freddy Macedo.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

Prefeitura Municipal


Bandeirantes