Olericultores recebem visita de especialista do DERAL/PR

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017


Olericultores recebem visita de especialista do DERAL/PR


Na tarde desta segunda-feira (04), o doutor em Ciência Econômicas do DERAL/PR (Departamento de Economia Rural do Paraná) e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), engenheiro agrônomo Derli Dossa, esteve reunido no Sindicato Rural de Bandeirantes/Santa Amélia/Itambaracá com autoridades municipais e regionais, lideranças e representantes de associações de bairros rurais, e produtores do setor de hortifruti de Bandeirantes. O tema do encontro foi a discussão sobre um estudo de impacto das estufas na renda dos pequenos produtores do Município. O especialista (mentor da implantação do DERAL/PR e do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná) ficará no Município por dois dias para conhecer as propriedades e dialogar com os produtores sobre as dificuldades do setor do cultivo protegido (estufas) da olericultura.

A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal da Agricultura, Wanderley Aparecido da Silva, que destacou a presença do especialista do DERAL/PR e da gerente da agência do Banco do Brasil, Roberta Silva Sena. Em seguida, o secretário municipal da Agricultura e Pecuária, Erich Reis Duarte, agradeceu a presença dos produtores, ao presidente do Sindicato Rural, Renato Rosa Domingues, pelo espaço cedido, e ao especialista do DERAL pela disponibilidade para conhecer a realidade da olericultura em Bandeirantes. O chefe do Núcleo da SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cornélio Procópio, André Teodoro, explicou que a vinda de Derli Dossa a Bandeirantes partiu do diretor presidente da CEASA/PR (Central de Abastecimento do Paraná), Natalino Avance de Souza. A visita do especialista é o resultado de uma reunião ocorrida em outubro entre os produtores das estufas do Município e a Central de Abastecimento que tratou sobre a questão e possibilidade de implantação de um CDC (Centro de Distribuição e Comercialização). Na oportunidade, André relatou o período de avanço das estufas, sendo que o Município chegou a atingir 1.100 unidades, mas que atualmente gira em torno de 700.

Durante a reunião, Dossa disse que a CEASA/PR quer auxiliar os produtores do setor a melhorar renda, já que existe produtividade e qualidade de produção no Município. “Estamos aqui para verificar, realizar levantamentos, conhecer as propriedades, fazer avaliações e indicações sobre um estudo direcionado e buscar efetivamente como e o que melhorar no setor da olericultura”, comentou Dossa, que já colheu as primeiras informações e agendou visitas com os produtores participantes da reunião, que serão acompanhadas pelo secretário municipal da Agricultura e Pecuária, Erich Reis Duarte, e pelo diretor municipal da Agricultura, Giancarlo Decarli.

Prefeitura Municipal


Bandeirantes