Educação Municipal realiza abertura do PNAIC

Educação - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017


Educação Municipal realiza abertura do PNAIC


Professores da rede municipal de educação da Prefeitura de Bandeirantes participaram no final da tarde desta segunda-feira (20), no Centro Cultural Takiko Hassegawa, da abertura dos trabalhos para o PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). A secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância de os professores estarem capacitados e preparados com objetivo de promover junto aos alunos educação de qualidade.

“O foco é o fortalecimento da caminhada pela educação de qualidade, onde os nossos professores se reuniram pelo compromisso e comprometimento de alfabetizar nossas crianças na Idade Certa. Todos juntos podemos fazer o melhor para nossas crianças”, afirmou Valquíria. A secretária da Educação explicou que o PNAIC é um compromisso formal e solidário assumidos pelos Governos Federal dos Distritos Federal, dos Estados e dos Municípios que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3° Ano do Ensino Fundamental. “Portanto, a responsabilidade pela alfabetização das crianças precisa ser acolhida por docentes, gestores e instituições formadoras com um imperativo ético indispensável a construção de uma educação efetivamente democrática e socialmente justa”, defendeu.

A formação PNAIC, em 2017/2018, atenderá a três grupos diferenciados: a) Professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental permanecem como foco no processo de formação; b) Professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil; e c) Articuladores e mediadores de aprendizagem das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação. (Fotos Carlos Almeida)

Prefeitura Municipal


Bandeirantes