Município dá continuidade ao projeto ‘Educar para Transformar no Trânsito’, da Econorte

Educação - Sábado, 17 de Junho de 2017


Município dá continuidade ao projeto ‘Educar para Transformar no Trânsito’, da Econorte

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, da Prefeitura de Bandeirantes, participou na semana passada, em Cornélio Procópio, do lançamento do projeto ‘Projeto Educar para Transformar 2017’, de responsabilidade da concessionária Triunfo Econorte/Londrina. Estiveram presentes ao evento, realizado no Sindicato Rural de Cornélio Procópio, a secretária da Educação e Cultura, Valquiria Bonacini Martins, equipe pedagógica, diretoras, coordenadoras e professoras das escolas municipais de Bandeirantes.

Segundo a coordenadora de Eventos e Projetos da Secretaria da Educação, Sônia Bessa, o encontro teve como objetivo tratar de detalhes para a continuidade do desenvolvimento do programa nas escolas municipais de Bandeirantes. No ano passado, dentre os estabelecimentos de ensino que participaram, a Escola Municipal Yukiti Matida, sob a direção de Leize Cristina Tavares, foi a vencedora do projeto ‘Educar para Transformar 2016’. “Em anos anteriores, o Município de Bandeirantes já havia participado deste projeto da Econorte, e retomamos a participação no ano passado. Contudo, com incentivo da nossa secretária da Educação, Valquiria Martins, e apoio do prefeito Lino Martins, está sendo dada a continuidade de participação no projeto e parceria com a Econorte”, destacou Sônia, que é a responsável pelo desenvolvimento do programa no Município.

Objetivo do projeto, segundo a coordenadora, busca educar e transmitir conhecimentos para auxiliar no desenvolvimento da criança e prepará-la para o futuro, a curto e longo prazo, bem como promover educação que proporcione crescimento individual, coletivo e social, levando-as a reflexão sobre autoestima, valor à vida e da dos outros, exercendo a cidadania, de forma teórica e prática, por um trânsito mais humano com comportamentos adequados. “E o trabalho começa pela base, ou seja, pelos futuros motoristas”, mencionou. A iniciativa dos trabalhos envolve participação de alunos do Ensino Fundamental I, com turmas do 4º Ano.

Com o lançamento, diretoras e professoras irão aplicar junto aos alunos um questionário, oferecido pela Econorte, para avaliar a experiência, conhecimento e a percepção dos estudantes quanto ao tema Trânsito. Os alunos receberão ainda cartilha do ‘Educar para Transformar’, sendo o princípio das atividades. Em novembro, um novo questionário deve ser aplicado para avaliar o aproveitamento do aprendizado e a percepção adquirida pelos alunos quanto à educação para o trânsito proposta pelo conteúdo do projeto.

Na sequência, sob orientação de professores de cada turma de 4º ano, eles devem criar uma campanha educativa para a conscientização sobre o trânsito na cidade. O tema a ser desenvolvido pelos professores para este ano é ‘Educação Para o Trânsito’, com a finalidade de melhorar a segurança dos pedestres e motoristas no trânsito da cidade.

Pelo regulamento do projeto, cada uma das 11 escolas participantes deverá selecionar apenas um (01) dos trabalhos apresentados e encaminhar para a Secretaria da Educação de Bandeirantes. Esta por sua vez, irá selecionar o trabalho de apenas uma (01) das onze (11) escolas participantes, o qual representará o Município para a fase final.

O trabalho da escola selecionada deverá ser encaminhado pela Secretaria da Educação de Bandeirantes até o dia 21 de Novembro para a Econorte em Londrina. Uma comissão formada pela concessionária irá escolher o melhor trabalho dentre os sete (07) municípios finalistas.

PREMIAÇÃO – Haverá entrega de certificação para todos os alunos das escolas participantes do projeto. Já os alunos da escola selecionada com o melhor trabalho em Bandeirantes receberão medalhas de reconhecimento. A escola que irá representar a cidade na final ganhará Troféu, Projetor e Tela de Projeção. O professor orientador do trabalho selecionado receberá Mini System.

A premiação para o trabalho vencedor da etapa final entre os municípios participantes do projeto será a produção da campanha dentro do seu município na forma de materiais gráficos, no valor total e limitado a R$ 2 mil.

Entrega de certificados, medalhas, troféus e prêmios deve acontecer entre 25 de novembro e 05 de dezembro de 2017.

Prefeitura Municipal


Bandeirantes