12ª Conferência Municipal aborda ‘Democracia e Saúde’

Saúde - Sábado, 23 de Março de 2019


12ª Conferência Municipal aborda ‘Democracia e Saúde’

Conselho Municipal da Saúde de Bandeirantes em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, realiza no dia 05 de abril a 12ª Conferência Municipal com o tema ‘Democracia e Saúde’. O evento acontecerá nas dependências do auditório do campus da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)/Luiz Meneghel, com início às 12h30min e encerramento às 18h30min. O tema do encontro será desenvolvido por Eliane Catussi e pela equipe da 18ª Regional de Saúde/Cornélio Procópio, e também pelo apoiador do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde) Rodrigo Luppi.

De acordo com a secretária de Saúde, Daiane Tomé, objetivo da realização do evento é avaliar a situação da saúde no Município, propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Saúde e ainda realizar a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde. “O tema principal deste ano é ‘Democracia e Saúde’ e os eixos temáticos que encaminham as propostas são: Saúde Como Direito, Consolidação dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) e Financiamento de Sistema Único de Saúde (SUS) ”, citou.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, informou que as conferências municipais deverão ser realizadas nas 399 cidades do Paraná até a segunda quinzena de abril. Com o levantamento de propostas, estas deverão ser debatidas na esfera estadual na 12ª Conferência de Saúde do Paraná, marcada para 11, 12 e 13 de junho, em Curitiba. Depois de aprovadas seguem para debate federal, em agosto, na Conferência Nacional de Saúde.

As conferências definem as diretrizes de política de saúde e representam o maior evento de participação social no Brasil, envolvendo os segmentos dos usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores da Saúde. A Secretaria da Saúde do Paraná participa do processo no segmento gestor e dá suporte e assessoramento às conferências municipais e estadual. “As conferências proporcionam um momento único para a sociedade apresentar propostas de reformulação das políticas públicas de saúde”, disse o secretário. (Da redação com assessoria)

Prefeitura Municipal


Bandeirantes