Escola Municipal lança projeto ‘Amigos da Reciclagem’

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 10 de Abril de 2019


Escola Municipal lança projeto ‘Amigos da Reciclagem’

A Escola Municipal Leda de Lima Canário, de Bandeirantes, realizou na sexta-feira (05) o lançamento do projeto ‘Amigos da Reciclagem’ que visa apoiar a Associação Futuro do Amanhã que trabalha com a coleta seletiva na cidade.

Segundo a diretora, Valdirene Gusmão, o projeto foi inspirado com base em outros trabalhos já realizados na escola sobre reciclagem e meio ambiente e desenvolvidos junto aos alunos. “Com isso, observou-se a necessidade de fazer algo concreto em que as crianças vivenciassem o que sempre é ensinado sobre preservação e geração de renda através lixo. E assim, surgiu a iniciativa da coletiva seletiva onde os alunos atuam em casa e com a família neste processo de separação dos materiais recicláveis”, explicou. O projeto consiste em centralizar o recebimento dos recicláveis na escola todas as sextas-feiras para que sejam destinados à Associação Futuro do Amanhã. “Os alunos desta forma compreendem que é através da reciclagem é possível contribuir com a diminuição do problema do lixo, principalmente os que seguem para o aterro sanitário, com foco na preservação do meio ambiente e também ajudando as famílias da Associação que dependem da reciclagem como meio de geração de renda”, defendeu Valdirene.

A secretária da Educação e Cultura, Valquiria Bonacini Martins, parabenizou a iniciativa que envolve professores, alunos, direção e servidores, assim como as famílias das crianças, e ressaltou a importância do projeto em transformar a separação do lixo num hábito do cotidiano. “O contexto todo deste projeto é valorizar a sustentabilidade, o empreendedorismo, a cidadania e a educação financeira. É levar a conscientização para dentro de casa sobre a separação do lixo comum do reciclável, e que há muitas famílias que dependem e sobrevivem da coleta seletiva, além de fazer o bem ao meio ambiente. Afinal, o futuro são as crianças de hoje e elas cobram mais atitudes positivas dos pais”, enfatizou e reforçou que a educação ambiental deve ser parte integrante da formação dos cidadãos. “A preocupação com o meio ambiente e com a destinação correta do lixo deve iniciar ainda na infância para se ter adultos conscientes”, definiu.

A Associação Futuro do Amanhã, através da presidente Deusiane Silva, agradeceu e disse que através deste projeto a comunidade escolar está ajudando e aprendendo sobre aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos. “Essa contribuição, melhora a qualidade de vida da comunidade em geral, não somente do pessoal da Associação, mas de todos os bandeirantenses”, destacou.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes