‘Sarau Literário’ estimula leitura e interpretação de poemas

Educação - Sábado, 27 de Abril de 2019


‘Sarau Literário’ estimula leitura e interpretação de poemas

Alunos do 4º Ano e 5º Ano da Escola Municipal Leda de Lima Canário, de Bandeirantes, participaram na noite desta segunda-feira (22) da primeira edição do projeto ‘Sarau Literário – As Pedras no Caminho’, desenvolvido na disciplina de Literatura sob orientação da professora Estéfani Dutra Ramos. O evento foi realizado nas dependências do Centro Cultural Takiko Hassegawa na Praça Valderi Mendes Vilela (Praça Brasil-Japão) e reuniu educadores das demais escolas municipais, familiares dos alunos, equipe pedagógica e convidados.

Segundo a diretora da Escola Leda, Valdirene Gusmão Costa, o projeto tem como objetivo estudar o gênero textual ‘poesia’, bem como estimular a leitura e a interpretação de poemas, incentivando assim a escrita poética e a recitação. “É fundamental e importante que os alunos tenham conhecimento e acesso a bons poetas da Literatura Brasileira. Assim como é preciso que aprendam a apreciar a leitura de poesias, compreendendo os recursos que fazem esse gênero tão expressivo e que adquiram a habilidade de escrever suas próprias poesias. Escrevendo eles se expressam e, expressam aquilo que têm em mente e no coração, manifestando também as suas expectativas e dificuldades”, defendeu Valdirene.

O desenvolvimento do projeto em sala de aula utilizou o tema ‘As Pedras no Caminho’, onde a professora trabalhou poesias, recursos estilísticos, figuras de linguagem, reconhecimento de versos, estrofes e rimas, e declamações a partir de poetas consagrados da Literatura Brasileira. “Sempre com foco e intuito na aprendizagem dos alunos para a leitura e apreciação da poesia. Após todo este estímulo e informações, os alunos puderam, então, escrever suas próprias poesias. Com base no tema, elaboraram do ponto de vista deles sobre as dificuldades ou a importância da perseverança diante das adversidades da vida”, explicou a professora Estéfani.

Para a diretora Valdirene, a realização do ‘Sarau Literário’ culminou no encerramento do projeto onde os alunos passaram a adquirir o hábito da leitura de poesias, além da escrita. “Como trabalhamos recursos estilísticos, figuras de linguagem e estrutura poética, eles aprenderam a reconhecer elementos textuais que enriquecem a escrita e a composição peculiar que é própria das poesias, respeitando os modos de se fazer poesia”, destacou e enfatizou que a realização do ‘Sarau Literário’ foi além das perspectivas. “O evento proporcionou uma experiência cultural muito significativa, já puderam ver suas poesias e declamações sendo premiadas por meio do concurso proposto em sala de aula. Por fim, acreditamos que esse projeto mostra e expressa quem são os nossos alunos, e faz com que fiquemos atentos à sensibilidade, aos desafios e esperanças que também estão contidos e são característicos da infância”, avaliou Valdirene. Ela aproveitou para agradecer sua equipe e também a secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, e ao prefeito Lino Martins pelo apoio e incentivo nos trabalhos e projetos da Escola Leda.

A secretária da Educação e Cultura, na oportunidade, parabenizou a iniciativa da Escola Leda de Lima Canário, assim como os alunos que participaram do projeto. “Direção, orientadora, professoras, equipe pedagógica, alunos. A todos, nossos parabéns. Esse diferencial de projeto motiva, estimula, enriquece, e promove a qualidade educacional. Estes atributos que, como gestores, temos o dever e o compromisso de incentivar sempre”, afirmou.

OS PREMIADOS – O concurso interno realizado em sala de aula premiou os seguintes alunos nas categorias ‘Poesias e Declamações’. Foram eles, na ‘Poesia’:  Ana Lívia Sant’Ana (1º lugar), Beatriz Sofia Aparecida (2º lugar), e Arthur Rodrigues Gonçalves (3º lugar).  Na categoria ‘Declamações’ foram premiados os alunos de cada uma das turmas participantes: Ana Carla Garcia, Monique Martins, Mariana Vitória e Marielle Dias.

O ‘Sarau Literário’ foi promovido pela Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria de Educação e Cultura e Escola Municipal Leda de Lima Canário. (Fotos Carlos Almeida)

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes