Educação Municipal encerra atividades do JEPP

Educação - Sábado, 27 de Outubro de 2018


Educação Municipal encerra atividades do JEPP


O Centro Cultural Takiko Hassegawa, na Praça Valderi Mendes Vilela (Praça Brasil-Japão), em Bandeirantes, foi palco do encerramento das atividades do programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) na noite de terça-feira (23). Atrações culturais e uma feira de empreendedorismo encerraram a edição deste primeiro ano de trabalho do projeto do SEBRAE/PR, através do Programa Cidade Empreendedora e Sala do Empreendedor, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Bandeirantes e Secretaria da Educação e Cultura.

Com a participação de todas as escolas municipais, os alunos e professores (além das equipes pedagógicas) contabilizaram expressivos resultados das diversas ações aplicadas no decorrer do ano letivo, promovendo transformações nos ambientes de ensino com a cultura empreendedora. Dentre as atividades, montagem de pequenos estandes nas escolas, onde os alunos apresentaram e comercializaram os produtos e serviços desenvolvidos por eles próprios através do programa. A agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do Sebrae/PR em Bandeirantes, Conceição Cesco, parabenizou a Secretaria da Educação e todas as escolas municipais pelos resultados com o JEPP. “E isto confirma que o ato de empreender pode iniciar com esta aprendizagem na escola, ainda na infância, e que a iniciativa traz impactos importantes para a criança, como por exemplo, o desenvolvimento de características como pro-atividade, criatividade, entre outros aspectos que influenciarão no futuro pessoal e profissional”, argumentou.

De acordo com a secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, as atividades trabalhadas nas escolas contemplaram na realização de feiras com exposições de itens como brinquedos ecológicos, temperos naturais, ervas aromáticas, artesanato sustentável, ações sociais, entre outros. “Participar do projeto trouxe um pouco da viviência e do estímulo a cultura empreendedora nos alunos, inclusive no professor e dentro da própria família, ou seja, vai além das salas de aula. E com isso, a compreensão de que empreender não está somente no mundo dos negócios, mas no gerenciar da própria vida. Com isso, eles compreenderam que empreender não está relacionado só ao mundo dos negócios, mas que podem colocar em prática no gerenciamento da própria vida, transformando sonhos e desafios em realidade e resultados”, destacou e aproveitou para parabenizar todos os trabalhos dos alunos e professores. “Foram trabalhos maravilhosos. A dedicação e o comprometimento dos nossos professores, diretores, alunos, e participação também dos pais, resultaram no sucesso do programa. E nosso agradecimento pela parceria com o SEBRAE/PR, através do responsável pelo JEPP no Município, Rodrigo Martins”, enfatizou.
O PROGRAMA JEPP - O JEPP tem por objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo desde o início da vida escolar por meio de práticas de aprendizagem que consideram a autonomia, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gestão da própria vida. As etapas do programa incluem capacitação com os professores, aplicação em sala de aula com atividades teóricas e práticas e, por fim, a feira de empreendedorismo. 

Prefeitura Municipal


Bandeirantes