Ponto de recolhimento de lâmpadas fluorescentes

Meio Ambiente e Agricultura - Sábado, 08 de Junho de 2019


Ponto de recolhimento de lâmpadas fluorescentes

"Estamos encerrando a Semana do Meio Ambiente com chave de ouro com a informação de que a loja Barbosa Materiais para Construção é ponto de recolhimento de lâmpadas fluorescentes. Parabéns a esta empresa que trabalha e atua para a conscientização ambiental", destacou a diretora do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Bandeirantes, Conceição Cesco. A loja Barbosa Materiais para Construção fica na Avenida Bandeirantes,  242.

De acordo com Conceição, o Município possui um alto volume de lâmpadas fluorescentes pós-consumo armazenadas e que são considerados resíduos perigosos e devem receber atenção maior. "Os responsáveis por coletar e descartar são os fabricantes, importadores e distribuidores”, explicou e destacou que todos os municípios paranaenses têm o mesmo problema sobre a coleta e destinação das lâmpadas. "Todos os 399 municípios do Paraná enviaram notificação extrajudicial para Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação) e à Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), inclusive Bandeirantes, para que estas organizações recolham as lâmpadas fluorescentes estocadas na cidade - a chamada 'logística reversa'. E com isso eliminar esse armazenamento e exigir o cumprimento da legislação, dando assim a destinação correta. Até então, as pessoas não sabiam o que fazer com as lâmpadas. A decisão do envio de notificação extrajudicial pelos municípios foi definida durante reunião  do R-20", comentou. O R-20 do Paraná é um órgão consultivo, criado pelo Decreto Estadual nº 8656/2013, Resolução SEMA nº 070/2015, para a gestão associada dos municípios paranaenses na implementação da Lei Federal nº 12305/2010 (PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos) e leis estaduais de resíduos sólidos. O R 20 é composto por representantes municipais das 20 regiões do Paraná definidas no Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

De acordo com  diretora do Meio Ambiente,  as  lâmpadas fluorescentes têm alto potencial de poluição ambiental. Conforme a ABNT NBR 10004 (2004), estes produtos são classificados como resíduo perigoso Classe I. Como contêm mercúrio em sua composição, um metal altamente tóxico, seu descarte incorreto pode contaminar o solo e os recursos hídricos.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes