Biblioteca Cidadã recebe visitações em comemoração ao Mês do Livro

Educação - Sábado, 26 de Outubro de 2019


Biblioteca Cidadã recebe visitações em comemoração ao Mês do Livro

Alunos das turmas do 2º Ano das escolas municipais da Prefeitura de Bandeirantes visitaram, de 22 a 24, a Biblioteca Municipal Cidadã ‘Jamil Fares Midauar’ em comemoração ao Mês do Livro. As crianças conheceram as dependências do local e um espaço literário dedicado somente ao público infantil, a Gibiteca. Durante as visitas, houve contação de histórias pelas professoras Estéfani Dutra Ramos, Angélica Tamirez Zanin e Regina Santiago da Rocha.

“A contação de histórias é de extrema importância não só para o ensino e para a aprendizagem dos alunos, como também para o seu desenvolvimento. As crianças têm suas maneiras peculiares de significar o mundo, o entorno e as experiências que emergem dessa relação. E uma das formas de se fazer isso é através da leitura e da escuta de histórias. Lendo e ouvindo narrativas, elas assimilam e ressignificam aquilo que vivem de uma forma prazerosa, ou seja, por meio daquilo que o mundo da imaginação e da fantasia ofertado pelos livros e pelas histórias lhes proporcionam. Ofertar oportunidades educacionais para que isso aconteça, portanto, significa reconhecermos que a Literatura pode auxiliar na formação, no gosto e no hábito de leitura; na aprendizagem; na escuta e na atenção; na socialização; mas também na formação de valores mais empáticos, solidários e humanos que despertem uma sensibilidade e uma ética sobre a vida. Nosso trabalho, em suma, é promover essa ponte entre a fantasia e o real, de modo mais lúdico, para que os nossos alunos criem o hábito de leitura e tenham prazer nesse exercício”, destacou a professora e contadora de histórias na Escola Municipal Lêda de Lima Canário, Estéfani Dutra Ramos.

De acordo com o oficial administrativo da Biblioteca Cidadã, Renan L. C. Oliveira, além das crianças visitarem e terem contato com os livros infantis, também aproveitaram para fazer cadastro e foram confeccionadas as carteirinhas da biblioteca. “Assim elas poderão ter acesso tranquilo e emprestar os livros que desejarem”, ressaltou.

Na ocasião, Renan destacou a importância da leitura para o aprendizado, consciência crítica, individualidade, imaginação e criatividade. “A leitura é a porta de entrada para o mundo da imaginação e fantasia, e proporciona às crianças aprendizado em que contextualizam a realidade através dos livros”, enfatizou e aproveitou para agradecimentos. “Nosso agradecimento ao prefeito Lino Martins, em especial a secretária de Educação Valquíria Bonacin Martins pelo apoio incondicional junto a Biblioteca Municipal Cidadã, e para esse evento, contamos também com a parceria da professora Rosa Karime Haiddar Zambon que nos ajudou na decoração”, finalizou.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes