Ouvidores municipais participam do 2º Encontro Estadual de Ouvidores do SUS do Paraná

Administração - Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019


Ouvidores municipais participam do 2º  Encontro Estadual de Ouvidores do SUS do Paraná

Nos dias 20 e 21 deste mês aconteceu o 2º Encontro Estadual de Ouvidores do SUS do Paraná, em Curitiba. Ouvidores Municipais que compõem a Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) participaram do evento, dentre eles: Bandeirantes (Alba Maria de Oliveira), Ribeirão do Pinhal (Anja Carvalho Pereira), São Jeronimo da Serra (Camila da Silva Pereira, Cornélio Procópio (Cintia Lucia Graciola), Abatiá (Erica Socorro do Nascimento), Leópolis (Fernanda Maria da Silva), Santa Amélia (Flávia Rosana Bussola), Casa de Misericórdia de Cornélio (Ivani Ap. Carvalho Amorim Oliveira), Nova Fátima (Juarez Paulino da Silva), Santa Cecília do Pavão (Júlio Cézar Cestálio), Uraí (Marcia Panfieti), Nova Santa Bárbara (Sidney Fernandes da Silva), e Sertaneja (Silvio Paesca). A participação do grupo foi organizado pela ouvidora da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, Mirele Lázaro.

Durante o encontro, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto ressaltou o apoio efetivo do governador para a implantação e aperfeiçoamento de estratégias cada vez mais inovadoras na gestão e que atendam de fato os paranaenses. “Ouvir, dialogar, falar com todos. Abrir a oportunidade do cidadão do Paraná inteiro se manifestar. Essa é a nossa orientação, minha e do governador Ratinho Júnior”, comentou.
A capacitação contou com a participação do atual Ouvidor-Geral do SUS, Sérgio Akutagawa, Eveline Martins Brito e Fábio do Valle Valgas da Silva, ambos da Controladoria Geral da União. Os palestrantes abordaram temas como as perspectivas da Ouvidoria-Geral do SUS, compliance, mediação de conflitos, desafios da atividade de ouvidor, os Avanços da Ouvidoria do SUS no Paraná,  o tratamento de atendimento em ouvidoria de denúncias e proteção ao denunciante, entre outros.
O ouvidor-geral do SUS no Paraná, Yohhan Souza, observou que com os novos canais espera-se maior participação dos usuários do SUS. “A Ouvidoria é uma ferramenta que gera um volume grande e qualificada de informações. Queremos ampliar o acesso ao nosso serviço para, consequentemente, aprimorar os serviços de saúde para o cidadão. É a partir de uma manifestação que sabemos como está a nossa gestão da saúde no Paraná”, concluiu Souza. (Da redação com assessorias SESA/PR e Marcia Panfieti)

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes