Projeto Horta ‘colhe’ resultados saudáveis em alimentos e nas crianças

Educação - Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019


Projeto Horta ‘colhe’ resultados saudáveis em alimentos e nas crianças

O Projeto Horta ‘Sementinhas do Amanhã’, desenvolvido no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Professor João do Carmo Santiago está colhendo resultados saudáveis em alimentos e nas crianças que participam do programa disciplinar.

Segundo a diretora Dayane de Souza, o trabalho é desenvolvido com todas as crianças do estabelecimento, desde o Nível I ao Nível IV. “Esse projeto tem como objetivos principais conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente, e que precisamos cuidar desse ambiente para que seja agradável para todos, incentivar desde pequeninos à terem o prazer por uma alimentação saudável, estimulando habilidades infantis que ajudam no processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou.

Em sala de aula, os professores trabalham o contexto do projeto, seu conteúdo, envolvendo a interdisciplinaridade, sendo que, cada um trabalha de acordo com a BNCC. “Respeitando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, introduzindo os campos de experiência. Assim,  as crianças aprendem por meio de uma linguagem oral, ilustrativa conforme a sua idade, estimulando o “desemparedar” em sala de aula. Contudo, progressivamente, adquirido esse conhecimento, as crianças e seus professores vão aprender na prática o cultivo, higienização e cuidado para com a hortinha”, explicou e salientou que, no processo de cultivo, cuidado e colheita, os professores são orientados por um graduando de Engenharia Agronômica. “O Eli D. Rodrigues Araújo, que é funcionário do nosso CMEI, onde o mesmo além de orientar, ajuda com a Horta em geral”, elencou.

Outro detalhe importante apresentado pela diretora Dayane é que, o desenvolvimento do Projeto Horta, também visa ocupar um espaço físico ocioso do CMEI. Na oportunidade, elogiou o empenho e dedicação dos professores no Projeto, do graduando Eli, da confiança dos pais dos alunos, servidores, equipe, e do apoio da secretária de Educação, Valquiria Bonacini Martins, nos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes