Campanha de vacinação teve início nesta e segue ate março

Saúde - Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020


Campanha de vacinação teve início nesta e segue ate março

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. O Dia D acontece neste sábado (15) e em Bandeirantes as unidades de saúde Posto Central, PSF Teixeirinha e PSF IBC I estarão atendendo das 09h às 16h.

Segundo a secretária da Saúde, Daiane Tomé, a campanha nacional preconiza nesta primeira etapa a vacinação de público na faixa etária de cinco a 19 anos, entretanto, o Estado do Paraná vai vacinar todas as pessoas de cinco anos até 59 anos. “Assim, convocamos os bandeirantenses que estejam dentro deste perfil etário e os responsáveis das crianças e adolescentes, a procurarem as unidades de saúde com a carteira de vacinas em mãos”, orientou e reforçou que o objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país. “O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença”, explicou Daiane.

DOSES DISTRIBUIDAS- O público-alvo do Estado são as pessoas de 20 a 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença. A estimativa é vacinar cerca de 600 mil pessoas nessa faixa etária.

O Paraná recebeu mais de 1,245 milhão de doses da vacina e, se for necessário, já existem doses adicionais previstas pelo MS. “O Ministério da Saúde disponibiliza as doses ao Estado, que distribui para as 22 Regionais de Saúde, que por sua vez repassa aos 399 municípios”, explicou a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia.

Os caminhões que fazem a distribuição das doses pelo Estado já fizeram o itinerário com as vacinas. Segundo a diretora do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), Margely de Souza Nunes, e o abastecimento dos insumos já está garantido e ainda há estoque reserva.

“Os caminhões refrigerados já realizaram a entrega com as doses das vacinas para as Regionais. Todos os municípios já foram abastecidos para a campanha contra o sarampo, mas caso seja necessário o Cemepar possui estoque para enviar mais doses e atender as demandas”.

BOLETIM– O último boletim epidemiológico do sarampo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na última quinta-feira (6), confirma 23 novos casos da doença no Paraná. O número subiu de 808 na semana passada para 831 e permanecem em investigação 1.653.

Cerca de 60% das confirmações foram registradas na capital paranaense. O público mais atingido pela doença são os jovens de 20 a 29 anos, com 435 casos confirmados, seguido das pessoas entre dez e 19 anos, com 216.

SINTOMAS– Os sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo. (Da redação com assessoria)

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes