PM e Secretaria da Educação apresentam PROERD às famílias dos alunos do 5º Ano

Educação - Quarta-feira, 04 de Março de 2020


PM e Secretaria da Educação apresentam PROERD às famílias dos alunos do 5º Ano

Deu início nesta segunda-feira (02) as primeiras ações de implantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Bandeirantes. Uma reunião realizada no Centro Cultural Takiko Hassegawa com os pais dos alunos das turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental; professoras e diretoras das escolas; assessoria pedagógica; secretária da Educação e Cultura, Valquíria Aparecida Bonacini Martins; e policiais militares responsáveis pelo PROERD, subtenente Renato e soldado Alana, apresentaram o funcionamento e as atividades do programa junto às escolas, às crianças e às famílias.

Segundo Valquíria, o PROERD está retornando ao Município após alguns anos desativado e passa a ser desenvolvido no ano de 2020 nas onze escolas municipais. “Desde 2017 quando assumimos a gestão, já entramos e encaminhamos os pedidos de solicitação para implantação do programa. O PROERD tem um grande impacto na vida das crianças e sabemos a importância dele e o seu reflexo dentro da família e da sociedade. Por isso buscamos trabalhar a volta dele e, com o apoio do major Jeferson Busnello, do Conseg através do senhor Nelson Santos, do Ministério Público, temos a alegria e a satisfação que, agora, nossos alunos vão receber as atividades, as orientações, o PROERD nas salas de aula”, comemorou.

O PROGRAMA PROERD - O programa é pedagogicamente estruturado em lições ministradas aos estudantes por um policial militar, com a presença do professor em sala de aula, utilizando a cartilha do programa como material de apoio, propiciando também um forte elo na comunidade escolar em que atua no fortalecimento do trinômio: Polícia Militar, Escola e Família. Os policiais militares são treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de uma metodologia especialmente voltada para as crianças e adolescentes. O programa oferece em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo. Além disso, o Proerd reforça a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, na ocasião prestam o compromisso de se manterem afastados e longe das drogas e da violência.

O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), que surgiu em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país.

Um dos principais objetivos do Proerd é prevenir quanto ao uso de drogas não só entre os estudantes, mas também na comunidade escolar. Assim, os alunos aprendem maneiras de dizer não às drogas, bem como competências sociais e ferramentas psicológicas, dentre elas, como ser seguro, conviver com estresse, ter empatia e tomar decisões. Além de drogas ilícitas, o programa discute também o uso de substâncias como o álcool e o cigarro.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes