Meio Ambiente de Bandeirantes orienta descarte correto de máscaras e luvas de proteção

Saúde - Quarta-feira, 06 de Maio de 2020


Meio Ambiente de Bandeirantes orienta descarte correto de máscaras e luvas de proteção

A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pede a população para realizar o descarte correto das máscaras e luvas de proteção durante a pandemia do Covid-19. “Na preocupação em se proteger, muita gente anda cometendo alguns erros, com relação aos produtos que usa para se manter longe do Coronavírus e o descarte incorreto e irresponsável, como as máscaras e luvas descartáveis, pode colocar em risco a vida de outras pessoas”, alertou a diretora do Meio Ambiente, Conceição Cesco.

Em vídeo disponível na rede social do Facebook e no site da Prefeitura de Bandeirantes, a diretora explica como colocar e retirar a máscara e luvas, onde e como descartar com segurança sem aumentar o risco de contaminação da doença. “Também tem como opção o uso de máscaras caseiras como forma de reutilização, evitando assim o descarte indevido, com a realização correta de desinfecção da peça”, comentou e reforçou que um dos objetivos da orientação ao manejo correto é para que os trabalhos da Associação Futuro do Amanhã não sejam contaminados pela doença.

“A nossa orientação é que a população dispense as máscaras, as luvas, guardanapos e lenços usados diretamente nos lixos do banheiro. Este tipo de conduta vai evita que o catador de reciclável manuseie o material contaminado, durante a coleta”, ressaltou.

MATERIAL DE APOIO - A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e o IAT (Instituto Água e Terra) se uniram à ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e à UTFPR (Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná) para orientar a população sobre como utilizar, descartar e até mesmo produzir EPI (Equipamentos de Proteção Individual), durante a pandemia do Coronavírus.

Uma equipe multimodal criou os cartazes Unidos Contra a Covid-19 e disponibilizou para a população, e também para as prefeituras de todo o Paraná, informações no formato digital para impressão e divulgação em redes sociais, com critérios técnicos sugeridos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelos pesquisadores destas instituições.

As ilustrações, objetivas e de fácil compreensão, ensinam passo a passo como colocar e retirar a máscara e luvas, onde e como descartar com segurança sem aumentar o risco de contaminação da doença. O material também esclarece qual o tecido ideal para as confecções caseiras.

O coordenador de Projetos Sustentáveis da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Charles Carneiro, professor do ISAE, disse que o objetivo é que essas informações cheguem aos lares, empresas, catadores de material reciclável e coletores de resíduos domésticos. “A pandemia afetou o setor de resíduos sólidos. A indústria e o comércio reduziram a produção e o nível doméstico aumentou, alterando o padrão de produção que tínhamos anteriormente. Por falta de orientação muitas pessoas descartam esses resíduos em parques, praças e estacionamentos”, explica o coordenador.  

Ele ressalta que isso gerou uma preocupação muito grande para o Governo do Estado. Para evitar descarte indevido, outra parte do conteúdo dá ênfase à maneira correta do manejo no próprio ambiente doméstico.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes