Campanha contra a Gripe termina no próximo dia 30

Saúde - Sábado, 27 de Junho de 2020


Campanha contra a Gripe termina no próximo dia 30

Na próxima terça-feira, dia 30, se encerra a campanha de vacinação contra a Gripe. Até a data final, as equipes de saúde que atuam na Sala de Vacinas do Posto Central e em todos os demais PSFs estarão disponíveis para o atendimento à população das 08h às 12h. “A princípio, a campanhas de vacina contra o H1N1 segue até o dia 30, mas se houver alguma alteração, estaremos avisando com antecedência, contudo, vale lembrar que esta data já é uma prorrogação”, mencionou a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Carla Zanata.

De acordo com Carla, é possível que a pandemia do novo Coronavírus tenha provocado junto aos grupos prioritários uma situação vacinal atípica em relação aos anos anteriores. Um exemplo é a baixa adesão na cobertura da imunização do público-alvo das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, que normalmente a média atingida é de 80%. “Até terça-feira foram 50% do grupo vacinado. Estamos alertando e lembrando aos pais e responsáveis que levem as crianças para receberem a dose contra a Gripe”, solicitou.

Outro público-alvo que também deve procurar os postos de saúde para receber a vacina contra o H1N1 são as pessoas com doenças crônicas. “Estas pessoas sempre estiveram atentas e estamos alertando para que procurem as unidades de saúde para se prevenirem. É importante que recebam a cobertura vacinal contra a Gripe”, enfatizou. Segundo a enfermeira, um novo grupo foi inserido na edição da campanha este ano que são os adultos na faixa etária dos 55 anos a 59 anos, mas com surpresa, alcançou somente 47,5% da meta. “Vale reforçar que as vacinas contra o Influenza estão disponíveis em todos os postos de saúde até terça-feira, das 08h até 12h”, alertou.

Assim, todas as pessoas que compõe os seguintes grupos: pessoas com doenças crônicas, adultos 55 anos a 59 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, trabalhadores saúde, gestantes, puérperas, professores, policiais, caminhoneiros, trabalhadores transporte coletivo, portadores de deficiência, que ainda não receberam a imunização, devem procurar os postos de saúde mais próximos de sua residência e receber a dose.

Até o último levantamento, nesta terça-feira (23), a campanha contra a Gripe atingiu 83% do total dos públicos-alvo. “Ressaltamos a importância de que todos os grupos estejam devidamente vacinados, com a finalidade de evitar as complicações, internações e óbitos em decorrência da Influenza”, explica a enfermeira.

MENINGITE– Outra situação vacinal importante que passou a fazer parte do calendário do SUS (Sistema Único de Saúde) é o combate a Meningite. “Trata-se da vacina meningocócica ACWY (MenACWY). Antes disponível somente na rede privada, a vacina agora é encontrada em toda rede pública e de forma gratuita. A vacina tem como intuito garantir a prevenção da Meningite causada pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y”, explicou a coordenadora Carla Zanata.

Considerada uma doença com grandes taxas de mortalidade e que pode trazer sequelas a longo prazo, como por exemplo, complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia, a vacina ACWY é um importante instrumento para a erradicação da doença no Brasil. O público-alvo para a vacina meningocócica ACWY (MenACWY) são adolescentes (meninos e meninas) de 11 e 12 anos de idade, grupo considerado mais suscetível à transmissão. “Vale ressaltar que a ACWY não substitui a vacina contra a Meningite C, que já é disponível no SUS. E mesmo aqueles que já tomaram a dose da Meningite C, devem receber a dose da vacina Meningocócica ACWY”, esclareceu e informou que, segundo orientações do Ministério da Saúde, a vacina não deve ser aplicada em adolescentes que estejam com doenças agudas febris moderadas ou graves. Para vacinar, pais e responsáveis devem acompanhar os adolescentes até o posto de saúde mais próximo da sua casa com cartão de vacina, além de documento de identificação com foto.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes