Saúde Municipal encerra campanha de vacinação contra a Influenza

Saúde - Quarta-feira, 15 de Julho de 2020


Saúde Municipal encerra campanha de vacinação contra a Influenza

A Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirantes, através do Setor de Imunização, informou ontem (14) que a campanha da gripe 2020 foi concluída. Apenas serão aplicadas as segundas doses para os bebês.
De acordo com coordenadora da Sala de Vacinas, enfermeira Carla Zanata, os percentuais dos grupos prioritários chegaram aos seguintes valores: Crianças (58,4%); Trabalhadores da Saúde (117%), Gestantes (76,2%), Puérperas (103,7%), Adultos 55 anos (66%), Idosos (111,1%), Professores (90%), Policiais (99 doses), Caminhoneiros (188 doses), Trabalhadores Transporte Coletivo (34 doses), Portadores de Deficiência (41 doses), Doentes Crônicos (83,6%), Sem Comorbidades (2.622 doses), Funcionários Prisionais (11 doses) e População Privada de Liberdade (51 doses). O total de vacinas aplicadas durante a campanha foi de 13.844 doses.

Segundo Carla, objetivo da realização da campanha da vacinação contra a Influenza (gripe) é a redução das complicações, das internações e, inclusive, da mortalidade, decorrentes das infecções causadas pelo vírus H1N1. Durante este período de vacinação, mesmo com a pandemia da Covid-19, protocolos de segurança foram adotados para que os grupos prioritários recebessem as doses de imunização.

MENINGITE – Importante lembrar os pais e responsáveis sobre a situação vacinal para o combate a Meningite, doença esta que passou a fazer parte do calendário do SUS (Sistema Único de Saúde). Conforme a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanata, a vacina meningocócica ACWY (MenACWY), antes era disponível somente na rede privada, contudo, a vacina agora é encontrada em toda rede pública e de forma gratuita. “O intuito é garantir a prevenção da Meningite causada pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y”, explicou Carla.

Considerada uma doença com grandes taxas de mortalidade e que pode trazer sequelas a longo prazo, como por exemplo, complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia, a vacina ACWY é um importante instrumento para a erradicação da doença no Brasil. O público-alvo para a vacina meningocócica ACWY (MenACWY) são adolescentes (meninos e meninas) de 11 e 12 anos de idade, grupo considerado mais suscetível à transmissão.

“Vale ressaltar que a ACWY não substitui a vacina contra a Meningite C, que já é disponível no SUS. E mesmo aqueles que já tomaram a dose da Meningite C, devem receber a dose da vacina Meningocócica ACWY”, esclareceu a coordenadora.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, a vacina não deve ser aplicada em adolescentes que estejam com doenças agudas febris moderadas ou graves. Para vacinar, pais e responsáveis devem acompanhar os adolescentes até o posto de saúde mais próximo da sua casa com cartão de vacina, além de documento de identificação com foto.

 

Fonte: Folha do Norte Paranaense

Prefeitura Municipal


Bandeirantes