Município realiza barreira sanitária e desinfecção em locais públicos

Saúde - Quarta-feira, 10 de Março de 2021


Município realiza barreira sanitária e desinfecção em locais públicos

Depois de comunicar a população sobre a reabertura do comércio geral e não essencial nesta segunda-feira (08) com a publicação de decreto municipal no sábado (06), o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Matta, e sua equipe administrativa deu início aos trabalhos de prevenção a disseminação do Sars-CoV-2 (Covid-19).

Equipes da Vigilância Sanitária e também servidores de outros departamentos se aliaram para realizar uma força-tarefa que foi desde a desinfecção com hipoclorito de sódio em vários pontos de grande concentração de pessoas, como nos caixas eletrônicos dos bancos, pronto socorro municipal, clinica sentinela da UENP, como ainda a instalação de barreiras sanitárias nos acessos de entrada e saída do Município. “São cinco equipes trabalhando nas barreiras sanitárias onde realizam  monitoramento de temperatura corporal dos ocupantes dos carros e orientações sobre o uso de máscaras”, comentou o chefe da Vigilância em Saúde Reinaldo Marqui.

A intensa realização da barreira sanitária e a desinfecção aconteceram devido a previsão por parte das autoridades quanto ao fluxo de pessoas circulantes na cidade na segunda (08) e terça-feira (09), já que Bandeirantes foi o único Município da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) a não concordar com a prorrogação por mais 48 horas o decreto 6983/2021 do Governo do Estado, durante realização de Assembleia Geral da entidade regional.

A barreira sanitária em Bandeirantes foi encerrada ontem (09) e não há previsão de que será estendida até sexta-feira.

NOVO DECRETO - Desde às  05h de hoje (10) começou a vigorar o Decreto Estadual 7.020/2021, com duração de sete dias. A peça jurídica traz mudanças importantes como forma de equilibrar as atividades sanitárias e econômicas, mantendo o foco no controle à circulação da doença no Estado. O texto mantém a restrição de circulação nos fins de noite e madrugada, com o horário entre 20h e 05h. Segue proibida também a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no mesmo recorte de tempo atual, das 20h às 5h. 

Determina também a suspensão dos serviços e atividades não essenciais em todo o território nos finais de semana, como medida obrigatória de enfrentamento da emergência em saúde pública. Já aquelas consideradas essenciais podem funcionar durante todos os dias da semana, sem limitação de horário, inclusive aos finais de semana. A lista de atividades essenciais é a mesma do decreto anterior.

 

FONTE: Folha do Norte Paranaense.

Prefeitura Municipal


Bandeirantes