Não há como negar. Rostinhos risonhos dos bebês ficam mais lindos quando começam a aparecer os seus primeiros dentinhos. E o pais? Eles se ‘derretem de dengo’, sem dúvidas. Mas para garantir que o bebê continue com um sorriso saudável para o resto da vida é preciso que a mamãe e o papai promovam devidos cuidados, sendo alguns deles: o controle dos tipos de alimentos, a realização da higienização bucal desde a tenra idade, evitar mamadas de madrugada, consultas periódicas ao profissional capacitado - o odontopediatra -, entre outras precauções.
“Os cuidados sendo realizados desde muito cedo, visam reduzir as chances de desenvolvimento de cáries”, alertam as odontopediatras do Programa Bebê Clínica, Emilena Nunes Ribeiro e Noriedna Oda Cocco. De acordo com elas, tal iniciativa muitas vezes é contrária ao pensamento de alguns, mas as especialistas reforçam que a primeira consulta odontológica quanto mais cedo ocorrer, melhor para as crianças. Assim, é possível tomar medidas preventivas mais cedo, diminuindo as chances de as crianças desenvolverem alterações bucais. “E através do Programa Bebê Clínica é possível garantir uma prevenção eficiente, portanto, esse tipo de atendimento é fundamental para que os bebês tenham saúde bucal plena”, enfatizaram as profissionais.
Segundo a secretária de Saúde, Daiane Tomé, o Programa Bebê Clínica está em funcionamento há vários anos no Município, ainda assim algumas pessoas desconhecem à existência deste serviço gratuito que é voltado para crianças com idade de 0 a 6 anos, com atendimento todos os dias.
Para saber mais sobre os métodos de prevenção e higienização, basta a mamãe, papai ou responsável procurar a Secretaria de Saúde no Setor de Odontologia do Posto Central para ingressar seu filho ao Programa Bebê Clínica. “Para que as crianças participem do programa é necessário que elas tenham menos de três (03) anos de idade e as mães ou responsável assistam uma palestra”, indicaram as odontopediatras.
Bandeirantes