BANDEIRANTES - O projeto Olho no Olho foi implementado pela atual Gestão Municipal, em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, e tem como objetivo realizar as medições e avaliações das crianças que frequentam os CMEIS e as Escolas Municipais de nossa cidade, as quais necessitam de atendimento oftalmológico.
Para otimizar esse atendimento, os profissionais de saúde responsáveis pela ação, o oftalmologista Dr Anderson Valentini e a enfermeira Janaina Castaldi, organizam a agenda, vão até as instituições e aplicam a Escala Optométrica de Snellen.
Em 2022, o projeto foi um sucesso! 949 alunos de 1° a 5° série, matriculados em quatro escolas diferentes, receberam a avaliação e o atendimento. Além disso, foram disponibilizados mais de 132 óculos, gratuitamente.
Grande parte do aprendizado é dificultada quando a criança não possui visão plena, o que exige esforço na assimilação dos conteúdos curriculares. Atento a isso, o programa garante conforto e saúde ocular, permitindo que a criança tenha total acesso à aprendizagem.
Os cuidados oftalmológicos nunca foram pensados de maneira tão assertiva quanto agora. A Secretária de Educação, Nelci Maria Martins Queiroz, reforça a importância do projeto: “Muitas vezes um problema relativamente simples passa batido pelas pessoas; quantas vezes um problema de visão passa batido e a criança não expõe? Tomando medida pró-ativa podemos identificar problemas de visão e corrigi-los. Criança que enxerga melhor aprende melhor e, consequentemente, tem melhor qualidade de vida”.
No desenvolvimento do projeto, está previsto o atendimento de, ao menos, 2.042 mil estudantes.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, pretende atender cerca de 2.042 mil alunos distribuídos em 10 escolas, ainda no primeiro semestre letivo. “A visão é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento de um indivíduo, principalmente durante a infância. A saúde ocular é, também, uma das maiores responsáveis pelo aprendizado e pela absorção do conhecimento. A visão de uma criança no período pré-escolar e escolar é fundamental para o aprendizado eficaz e contínuo, assim, torna-se de extrema importância a detecção e avaliação de deficiências oftalmológicas, principalmente na faixa etária de 0 a 6 anos de idade”, afirma o Secretário de Saúde Wanderson de Oliveira.
O projeto teve início na Escola Municipal Prefeito Moacyr Castanho e já atendeu 248 alunos . Nesta semana, será a vez dos alunos da Escola Municipal Yukiti Matida, cujo atendimento contemplará 259 estudantes.
Redação: Stéfani Dutra Ramos e Talitha Dalacosta.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.
Bandeirantes