BANDEIRANTES - “Peter havia dito a Wendy que esse era o endereço da Terra do Nunca; mas nem sequer os pássaros, mesmo se levassem mapas e os consultassem nas esquinas onde ventava mais, teriam conseguido encontrar o lugar com essas instruções. Você sabe como é – Peter simplesmente falava a primeira coisa que lhe vinha à cabeça.” Foi o que Peter disse a Wendy, mas todos sabemos que o caminho para a Terra do Nunca é voar até a segunda estrela à direita e então direto, até amanhecer. O trecho que reproduzimos é do romance Peter Pan, do escritor escocês J. M. Barrie, e somente sabemos como chegar na Terra do Nunca pois, em nossas infâncias, tivemos contato com este livro, que narra uma história fantástica sobre fadas, meninos que voam e piratas!
Esse e muitos outros livros foram responsáveis por aguçar nossas imaginações, nos transportando quase que instantaneamente a aventuras incríveis em planetas distantes ou em batalhas em alto mar contra piratas temíveis. O mundo literário é um universo de histórias e imaginações sem fim, capazes de inserir o leitor em um local totalmente novo, no meio de tramas tão bem desenhadas que ao terminarmos, quase achamos que foi tudo real. E quem disse que não foi?
No intuito de transmitir sentimentos e aguçar a imaginação das crianças, a Biblioteca Cidadã começará a convidar professores e diretores das escolas públicas e privadas de nossa cidade para visitação em seu espaço. “Esta é uma oportunidade muito boa para que as crianças de nossa cidade tenham contato com a literatura. A imaginação fértil criará uma realidade para cada livro para cada criança. E não é apenas isso, pois é com a leitura que desenvolvemos senso critico, conhecemos novas culturas e nos formamos como adultos que buscam aprimoramento pessoal e, também, de toda a sociedade”, disse a pedagoga e coordenadora da biblioteca, Vania J. S. de Paula.
As visitações estão programadas para começar a acontecer a partir de abril. E ainda para este ano, a biblioteca está com agenda cheia. Em maio haverá uma ação de Maio Laranja realizada no local abordando temas como prevenção ao abuso sexual e a exploração sexual infantil. Em julho serão realizadas oficinas literárias pré-férias. Já em setembro e novembro, oficinas da primavera e festival cultural em comemoração aos 90 anos de nossa cidade, respectivamente. Os planos para dezembro, por sua vez, envolvem transformar o espaço em um acampamento, criando um ambiente imaginativo que tornará a imaginação ainda mais vívida.
A Biblioteca Cidadã funciona de segunda à sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, na na rua Dino Veiga, 340 (esquina com a prefeito Moacyr Castanho, na quadra da prefeitura municipal de Bandeirantes-PR).
A matéria continua após as fotos.
Redação: Talitha Dalacosta e Róger D. T. Demétrio.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você.
Bandeirantes