A Prefeitura de Bandeirantes, através da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde de Bandeirantes realizaram na tarde desta quarta-feira (26), no auditório do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Plenária Municipal de Saúde, que teve por objetivo abordar sobre avaliação das metas alcançadas das propostas da última Conferência Municipal de Saúde (em 2015); debater e elencar propostas para elaboração Plano Municipal de Saúde 2018/2021; e ainda a eleição dos delegados para a I Conferência Macrorregional de Vigilância em Saúde. A plenária contou com a presença da secretária de Saúde, Daiane Tomé; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renata Gomes Chaves; membros conselheiros; profissionais e servidores da saúde; vereadores (Sônia Zambone, Raphael Chaves, e Jaelson Ramalho Matta) e demais convidados.
Segundo a secretária de Saúde, Daiane Tomé, a plenária foi uma convocação do Conselho Municipal de Saúde e ressaltou a importância da sua realização para a discussão na elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018/2021. “O encontro foi para avaliarmos as metas cumpridas e o que deveremos realizar na nossa saúde nos próximos anos, ou seja, planejar de acordo com as nossas necessidades e realidade. Portanto, mesmo em meio as dificuldades, é essencial que tenhamos um olhar atento, voltado aos anseios da Saúde Pública do Município, e, sem dúvida, sempre buscando melhorar cada vez mais o serviço oferecido”, destacou.
CONFERÊNCIAS – Durante a realização da plenária também foram eleitos membros que irão participar da I Conferência Macrorregional de Vigilância em Saúde - região Norte, evento promovido pelo Conselho Estadual de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e que que deverá acontecer em agosto, na cidade de Londrina. Objetivo da Macrorregional é estimular a discussão de novas práticas de promoção à saúde, o papel da vigilância no SUS, a responsabilidade dos governos com a vigilância e o enfrentamento das desigualdades sociais em saúde.
Já na I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde do Paraná, serão debatidas maneiras de fortalecer os programas e ações de vigilância, além de interligá-los com as áreas de atenção primária e secundária. O encontro estadual acontecerá em Curitiba, em setembro deste ano. (Da redação e com assessoria)
Bandeirantes