Conscientizar e ajudar o meio ambiente, além de promover a leitura, são os focos do projeto ‘Coleta de Óleo de Cozinha’, desenvolvido pela Escola Municipal Santa Terezinha, de Bandeirantes. Sob responsabilidade das professoras Angélica do Nascimento Gobatto e Cristiane Fabri Alberini, e coordenação da diretora Rosália Aparecida dos Santos, o projeto trabalha a conscientização ambiental com os alunos da escola através do recolhimento do óleo de cozinha usado.
Todo produto recolhido está sendo armazenado e será destinado a uma empresa especializada que fará o uso e a transformação correta do óleo usado. Em troca, o projeto irá angariar recursos para que a escola e os alunos tenham um novo acervo de livros da Literatura Infantil. Os alunos, segundo a professora Angélica, estão empolgados com o projeto, pois estão tendo noção de que através de pequenas mudanças de atitude é possível fazer muita diferença num próximo. “É preciso agir localmente, mas pensar globalmente. Desta maneira poderemos mudar este quadro de degradação ambiental, o respeito pelo meio ambiente, envolvendo uma ação prática, feita com simplicidade e poucos recursos”, destacou.
De acordo com Angélica, o despejo indevido de um (1) litro de óleo usado na pia ou no vaso sanitário contamina-se até um (1) milhão de litros de água. Este volume é equivalente ao que um ser humano utiliza em 14 anos de sua vida. “As pessoas, inconscientemente, descartam o óleo de cozinha usado pelo ralo da pia e com isso pode provocar entupimento da tubulação, provocando danos no sistema de escoamento de esgoto, e se jogado diretamente na natureza, pode provocar desequilíbrio do ecossistema”, ressaltou.
Para colaborar e reduzir os impactos ambientais, o projeto incentiva os alunos e suas famílias a dar o destino ambientalmente correto. O óleo de cozinha pode ser reutilizado como matéria-prima para a fabricação de novos produtos, como materiais de limpeza e, inclusive, para a produção de biodiesel.
“Separe em garrafa PET o óleo de cozinha usado e encaminhe para a Escola Santa Terezinha. O projeto é maravilhoso e as crianças estão amando. E nós, muito felizes, pois estamos conscientizando as crianças, cuidando do Meio Ambiente e ainda usando esses descartes como troca por livros”, relatou animada a professora.
Até a semana passada foram arrecadados cerca de 839 litros de óleo. Quem quiser conhecer e contribuir com o projeto pode encaminhar os litros de óleo de cozinha diretamente na Escola Municipal Santa Terezinha, que está funcionando na antiga Escola Antenor Moretti, na Rua dos Expedicionários, 160.
Bandeirantes