Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e agentes de Desenvolvimento da região Norte Pioneiro participaram na manhã de ontem, sexta-feira (23), em Jacarezinho, de Seminário Territorial com abordagem para a importância das micro e pequenas empresas no desenvolvimento econômico e social das cidades, e ações que podem melhorar o ambiente de negócios.
A ocasião também foi oportuna para o lançamento do Comitê Territorial para o Desenvolvimento das MPEs (Micro e Pequenas Empresas). O referido evento foi promovido pelo Sebrae/PR. O vice-prefeito de Bandeirantes, Luiz Carmelo Comegno; secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto Altizani; e a agente de Desenvolvimento Sala do Empreendedor, Conceição Cesco, participaram do evento. O encontro contou com a presença de Silvio Barros, ex-prefeito da cidade de Maringá, que compartilhou sua experiência como administrador municipal.
Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, explicou que o evento é dirigido para os gestores e agentes públicos que podem ser estrategistas e articuladores de ações que promovam geração de emprego e renda, inclusão social, alfabetização, desenvolvimento sustentável e melhoria dos indicadores socioeconômicos nos municípios. “Na sua gestão, os prefeitos devem valorizar as empresas de pequeno porte, investindo em políticas públicas que favoreçam o ambiente de negócios, na região do Norte Pioneiro, para dar condições de crescimento para esses empreendedores”, observa. Segundo Capello, os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e por mais de 50% da mão de obra formal. “O Sebrae/PR acredita que é preciso incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte, inclusive os Microempreendedores Individuais. Isoladamente, uma empresa representa pouco. Mas juntas, elas são decisivas para a economia”, avalia Capello.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL - Na ocasião, aconteceu também o lançamento do Fórum Territorial do Norte Pioneiro, composto pelo Sebrae/PR, além de secretários de desenvolvimento econômico e lideranças dos municípios. No Fórum, o poder público passa a ter acesso aos programas do Sebrae/PR voltados para o desenvolvimento dos municípios. Também foram convidados para compor o Fórum, lideranças do poder público no âmbito estadual, representantes de entidades de fomento e crédito e de associações comerciais e empresariais com sede no Norte Pioneiro. “O Sebrae trabalha pela criação de um ambiente melhor para as pequenas empresas, fomentando para que haja práticas de empreendedorismo nos municípios, por meio de políticas públicas, educação empreendedora nas escolas, Salas do Empreendedor, simplificação e desburocratização, facilidade de acesso a crédito, incentivos à inovação e tecnologia e aumento das compras públicas de fornecedores locais”, aponta o consultor do Sebrae/PR.
A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa também esteve em pauta no evento. Em vigor desde 2006, a legislação melhorou o ambiente e a realidade dos pequenos negócios, ao reduzir impostos e burocracia na abertura e baixa de empresas, fomentando oportunidades e canais de acesso à inovação, tecnologia e novos mercados. (Da redação com informações da assessoria Sebrae/PR)
Bandeirantes