Através do site consumidor.gov.br, conflitos entre empresas e consumidores podem ser resolvidos. Desde o ano passado em funcionamento a plataforma virtual, segundo o diretor municipal da unidade do Proconem Bandeirantes, Ricardo Melatti Bermal Moreira, tem como finalidade permitir um diálogo direto entre clientes e fornecedores. “No site consumidor.gov.br é possível se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias”, mencionou. No site, o consumidor ainda pode tirar dúvidas ou fazer uma queixa. Entretanto, o cidadão só pode reclamar de empresas que estão cadastradas no site consumidor.gov.br. A participação das empresas no site é voluntária.
Moreira ressalta que o serviço online é uma solução alternativa de conflitos de consumo, mas não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor (Procons), que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.
O atendimento realizado por meio do Consumidor.gov.br ocorre da seguinte forma:
Primeiro, o consumidor deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site.
O consumidor registra sua reclamação e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa, que tem até 10 dias para analisar e responder a reclamação.
Em seguida, é garantida ao consumidor a chance de, em até 20 dias, comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
Os dados das reclamações registradas alimentam uma base de dados pública, com informações sobre os fornecedores que obtiveram os melhores índices de resolução e satisfação no tratamento das reclamações, sobre aqueles que responderam as demandas nos menores prazos, entre outras informações.
Para entrar em contato com o Procon de Bandeirantes, o telefone é 3542-4525. (Da redação com Agência Brasil)
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