Brinquedo em forma de telefone feito artesanalmente de PVC está ajudando alunos a ler mais e melhor nas escolas municipais de Bandeirantes. Denominado de projeto sussurrofone, a atividade faz com que a criança ouça a própria voz em sussurros ajudando-a na compreensão da fonética, melhorando o seu reconhecimento quanto as letras e as palavras.
Segundo a secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins, a ideia do projeto é desenvolver a consciência fonológica do aluno, além de incentivar a melhoria na pronúncia das palavras e fluência nos textos. "O aparelho de brinquedo possibilita o aluno a ampliar seu conhecimento e entendimento da leitura e escrita, vencendo as dificuldades e ajudando na produção textual", comentou. Para Valquiria, o projeto faz com que o aluno aprenda brincando. "De forma divertida, mas sério, e totalmente comprometido com o desenvolvimento cognitivo do aluno", defendeu.
O sussurrofone funciona como um telefone, onde a criança fala e na outra ponta ouve a própria voz, fazendo com que o aluno consiga reconhecer o som e relacioná-lo a escrita. "O interessante deste projeto é que proporciona e cria para os alunos um ambiente dinâmico, de abertura de diálogos criativos, passando eles mesmos a serem o alvo de interesse, de percepção e reflexão do que falam e escrevem. Além disso, passam a valorizar linguagens e cultura infantil", destacou.
O projeto Sussurrofone foi iniciado na Escola Ricieri Ormeneze e está em expansão para as demais turmas da rede pública municipal.
Fonte: Folha do Norte Paranaense
Bandeirantes