Aconteceu na quarta-feira (12) entre prefeito Lino Martins e delegado da Receita Federal de Londrina, Luiz Fernando da Silva Costa. Prestigiaram a cerimônia, vice-prefeito Luiz Carmelo Comegno; agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Conceição Cesco; presidente Associação dos Contabilistas de Bandeirantes e região, Norma Aparecida de Almeida; diretor da ACIAB, José Roberto Altizani; chefe da 22ª Ciretran, Nelson Santos; representantes de associações; empreendedores; vereadores e secretários municipais.
Segundo o delegado Luiz Fernando da Silva Costa, Bandeirantes é o segundo município no Estado a firmar parceria, que visa ofertar e facilitar aos cidadãos o acesso às informações e serviços oferecidos pela Receita Federal disponíveis online. “O autoatendimento traz facilidade aos empreendedores com racionalização do tempo, comodidade e praticidade, pois encontram na própria cidade, e com orientação, acesso às informações e aos serviços que são disponibilizados pela Receita Federal na internet”, comentou. De acordo com Costa, em 2019, outros municípios paranaenses que contam com uma Sala do Empreendedor firmarão a parceria. “As Salas do Empreendedor nos municípios serão os espaços para implantar a melhoria. Nelas, os empreendedores terão acesso a serviços como certidões negativas, consultas de situações cadastrais, serviços relativos a CPF, como inscrição e regularização, parcelamentos simplificados, consultas de pendências, consultas de restituições, entre outros”, citou.
De acordo com o prefeito Lino Martins, a parceria com o Autoatendimento Orientado preenche uma lacuna de muitos anos após a paralisação da Agência da Receita Federal em Bandeirantes. “Um dos nossos servidores será capacitado e treinado para atender a população que não tem acesso ou desconhece funcionamento dos serviços online. Essa parceria vem para facilitar a vida do cidadão”, destacou. Conforme o chefe do Poder Executivo, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, a Prefeitura irá designar servidor público para receber treinamento pela equipe da Receita e em seguida implantar efetivamente o atendimento que ficará na Sala do Empreendedor.
A agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Conceição Cesco, explicou que para os empreendedores, principalmente os de micro e pequenas empresas, as vantagens da parceria estão na centralização do atendimento, auxílio na obtenção do serviço da Receita Federal e, principalmente, otimização do tempo. “Atualmente temos mais de 1.600 microempreendedores individuais, temos um volume semanal de atendimento que na maioria das vezes necessita de uma certidão ou documento da Receita Federal, e com o autoatendimento orientado, o cidadão poderá buscar diretamente o serviço. Objetivo desta parceria é o desenvolvimento local sempre”, ressaltou. (Fotos Carlos Almeida)
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