Bandeirantes, quinta-feira, 04 de julho de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

Campanha de Teste Rápido para hepatite C

Campanha de Teste Rápido para hepatite C

O Rotary Club de Bandeirantes, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Bandeirantes, vem realizando campanha, desde o início deste mês (dia 05), para que a população possa fazer gratuitamente o teste rápido para a detecção precoce e tratamento da hepatite C. Segundo a presidente do Rotary Club, Leonides Araújo da Silva (Nidinha), o objetivo da parceria é atender uma das campanhas mundiais nas quais a entidade é engajada. Especificamente, essa campanha visa reduzir os casos da hepatite C no mundo. “O Rotary Club tem buscado contribuir com a sociedade e avançamos passo a passo nessa direção. Sem o engajamento do Poder Público, isso seria inviável, e nós agradecemos à Secretaria de Saúde e à Prefeitura Municipal, por esta parceria para que a campanha continue avançando para a redução e até a erradicação da hepatite C”, destacou presidente Nidinha.

A mobilização para a detecção da hepatite C acontece todas as quintas-feiras, no período das 08h às 10h, junto ao Setor de Vigilância em Saúde e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na Avenida Edelina Meneghel Rando esquina com a Rua Prefeito José Mário Junqueira. Além do teste para a hepatite C, também estão sendo realizados testes para HIV, sífilis e hepatite B.

Atualmente existem mais de meio bilhão de portadores das hepatites B e C no mundo e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as hepatites virais são um dos maiores problemas de saúde no globo e matam duas vezes mais do que a AIDS. O desafio da campanha do Rotary Club é, segundo Leonides, diagnosticar a presença do vírus e conter a doença antes de ocorrerem danos ao fígado. Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das hepatites B e C. Entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites são diagnosticados. “É essencial saber que a hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata. Portanto, é importante realizar um teste para detecção da doença de forma precoce e buscar tratamento”, alertou.

A hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e sua transmissão acontece através do contato com sangue contaminado. Além de transfusões sanguíneas e compartilhamento de agulhas não esterilizadas, o indivíduo pode ser infectado ao manter relações sexuais sem o uso de preservativo.