O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Bandeirantes, sábado, 21 de dezembro de 2024 (43) 3542-4779 / 4525
Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Pernas de pau, cenário e figurino que se adaptam perfeitamente à liberdade da rua. É isso que o Núcleo Ás de Paus levou a Bandeirantes para a apresentação da peça ‘A Pereira da Tia Miséria’.
Pernas de pau, cenário e figurino que se adaptam perfeitamente à liberdade da rua. É isso que o Núcleo Ás de Paus levou a Bandeirantes para a apresentação da peça ‘A Pereira da Tia Miséria’. O grupo de Londrina se apresentou para o público na Praça Brasil-Japão durante a manhã desta quarta-feira, 11l.
A ‘Pereira da Tia Miséria’ trata de forma bem-humorada, mas ao mesmo tempo dramática e musical sobre o tema da miséria e da fome que atingem o mundo, personificadas em personagens que encantam e levam à reflexão sobre a natureza da vida e de nossas relações sociais e econômicas.
O público que acompanhou a apresentação foi formado principalmente por estudantes da rede municipal e estadual de ensino da cidade, além de pessoas da comunidade local que passavam pela praça e se interessaram pelo espetáculo apresentado de forma gratuita.
A secretária de Educação e Cultura da Prefeitura de Bandeirantes, Valquiria Bonacini Martins, destaca que a apresentação ajuda na construção de uma cultura artística na cidade, que ainda é incipiente, mas que deve evoluir com os incentivos. “Precisamos de aspectos culturais dentro da parte educacional, principalmente em uma cidade como a nossa. Vimos que as crianças interagiram, prestaram atenção, aproveitaram o espetáculo. Também pude ver professores de nossa rede elogiando o texto. É um contato fundamental para cultura da nossa gente”, afirma.
O professor José Cláudio, do Colégio Estadual Nóbrega da Cunha, ressalta a abrangência de discutir os temas abordados pela peça. “É de suma importância para os estudantes esse debate, bastante abrangente, cheio de metáforas. Nós vemos e vivemos a fome e a miséria. Por isso, enxergá-la pelos olhos da arte pode contribuir para formação de indivíduos mais conscientes e ativos”, acentua.
A estudante de Letras do Campus de Cornélio Procópio, Lucilene Fermino, presente na apresentação em Bandeirantes, acredita que assistir a peças como ‘A Pereira da Tia Miséria’ incentivam uma reflexão mais introspectiva. “A gente vê na peça e começa a pensar sobre isso, mesmo que sejam aspectos presentes em nosso meio todos os dias. Porém, a gente às vezes não se dá conta”, conclui.
Na quinta-feira (12), o espetáculo seguiu para a UENP/Campus de Cornélio Procópio. (Da assessoria)
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas
Versão do sistema: 2.0.0 - 20/12/2024
Portal atualizado em: 20/12/2024 17:18:26