Bandeirantes, quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Administração - Domingo, 12 de Março de 2023

Chuvas voltam a castigar Bandeirantes

Ainda não recuperado das chuvas da semana passada que resultaram em enchentes, município volta a ser castigado com fortes chuvas.

Chuvas voltam a castigar Bandeirantes

Na madrugada deste domingo (12), chuvas intensas voltam a assolar Bandeirantes, que começaram aproximadamente à meia noite, terminaram apenas às 5 da manhã, afetando área urbana e, principalmente, rural.

Os registros pluviométricos indicam de 100mm a 160mm de água, em regiões distintas, intensificando os danos da semana anterior.

A Defesa Civil foi acionada por volta das 4h da manhã, no Jardim Primavera e no Conjunto Bela Vista, bairros que fazem parte do Ribeirão Água do Caia. Na região do cemitério, a ponte transbordou, obrigando evacuação pelos bombeiros nos mesmos pontos onde se deram as enchentes da última semana, que margeiam o Ribeirão das Antas.

Destaca-se que nenhuma das enchentes tem qualquer relação com as barragens.

Segundo o boletim, não há feridos ou desaparecidos, no entanto foram afetadas 15 novas famílias (aprox 60 pessoas); 1 família ficou desalojada. Estes números ainda estão em apuração. As chuvas do dia (05)  afetaram a bacia da Água das Antas e as de hoje (12), toda a extensão do Ribeirão Água do Caia também, além de chácaras e residências do bairro Rural Yara. Os transbordamentos, por sua vez, foram no Ribeirão Água do Paraguai (BR 369 entre os km 41 e 50km), Bairro Primavera e Conjunto Habitacional Bela Vista (Ribeirão Água do Caia, como previamente mencionado).

Plano de ação prefeitura

Funcionários e servidores da prefeitura estiveram nos bairros, realizando atendimentos durante as chuvas desta madrugada. Ônibus, ambulâncias, caminhão pipa e retroescavadeira foram disponibilizadas.

Limpeza nos locais afetados pelas equipes operacionais durante toda a manhã de domingo.

Distribuição de marmitas;

Nova entrega de kits de limpeza e kits dormitórios;

Análise e notificação do aluguel social;

Interdição da ponte do cemitério;

Levantamento de danos para o sistema da Defesa Civil do Estado com esta nova enchente.

Salientamos que, se você perdeu bens, entre em contato com a Defesa Civil pelo WHATSAPP 3542 3322.

Abaixo, vídeo retrata momentos de aflição das enchentes desta madrugada: