Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Quin
29/02
Chuva
Máx 35 °C
Min 23 °C
Índice UV
12.0
Sext
01/03
Chuva
Máx 34 °C
Min 23 °C
Índice UV
12.0
Sáb
02/03
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 21 °C
Índice UV
12.0
Domi
03/03
Parcialmente Nublado
Máx 34 °C
Min 18 °C
Índice UV
12.0

Administração - Quinta-feira, 30 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Dia internacional das mulheres é comemorado em todo o mês de março.

Várias atividades foram realizadas nas secretarias de Saúde, Assistência Social e Família e de Educação, Cultura e Esporte.


Dia internacional das mulheres é comemorado em todo o mês de março.

BANDEIRANTES - O dia 8 de março é de ímpar importância, pois celebra a mulher e seus feitos, em todo o mundo, de todas as formas, indiferentemente de credos ou orientações sexuais e políticas, se tornando uma data democrática e atemporal, relembrando o valor de todas e cada uma das mulheres, especialmente em um mundo dominado por homens. É, portanto, dia de celebração.

 

Relembrando a data em Bandeirantes

No dia 05 de março, domingo, nossa cidade foi assolada por enxurradas e enchentes; tamanha proporção de água ficará marcada na história do município. Naquele dia, em questão de 1 hora, os marcadores pluviométricos de determinados bairros indicaram 160mm de chuva. Entretanto houve chuva a madrugada toda. Exatamente uma semana após, nossa cidade voltou a passar pelas intempéries, trazendo mais uma quantidade absurda de água. Os trabalhos desenvolvidos pelos agentes públicos em prol da população voltaram, no dia 12, à estaca zero. Todo o trabalho teve que ser retomado, e ele ainda não terminou. Muito foi feito neste mês, e muito há ainda de ser feito; e a prefeitura não cedeu, nem parou. O trabalho continuou.

Porém, devido as tempestades, as comemorações do dia 08 de março (dia internacional das mulheres) teve que dar espaço a serviços emergenciais, de recuperação ou de necessidade humana. A data deu espaço, mas não foi esquecida.

O que deveria ter sido feito em um dia, foi diluído no mês. As programações das pastas tem sido realizadas fora do dia, dando a ciência de estar relacionado àquela importante data, pois o dia das mulheres é todo dia. A secretaria de Educação, Cultura e Esporte realizou campanhas educacionais nas escolas, ressaltando o motivo do dia, o orgulho do gênero, as mulheres fortes que mudaram e mudam o mundo, sendo todas elas, da dona de casa à pesquisadora, da professora à cientista. Os eventos escolares foram recheados de descontração e brincadeiras, além de informações tratadas com muita seriedade e carinho.

A pasta da Saúde realizou, através do CAPS, um evento alusivo à data para as pacientes inseridas no programa de atendimento intensivo. É uma ação envolta em ternura, consciência e cuidados, dando visibilidade à força que essas mulheres tem diante das batalhas que lutam. Em um trabalho focado na autoestima das pacientes, foi realizada uma ação que buscava mostrar a beleza feminina, e o dia contou com profissionais que realizaram cortes de cabelo com direito a escova e piastra (a famosa chapinha); mas se engana quem pensa que a ação parou por aqui, a profissional Andresa Tais foi a responsável por fazer massagens relaxantes, realizando nas sessões a musicoterapia e a luminoterapia, trazendo paz mental em harmonia com o relaxamento corporal. Já o Centro Municipal de Fisioterapia realizou ação conjunta com as estagiárias do 9 semestre de fisioterapia da faculdade Anhanguera no CPAS1, onde massagens relaxantes faciais, foram feitas, bem como nas mãos, pés e costas.

A secretaria de Assistência Social e Família, através do CRAS, por sua vez, como parte das comemorações, realizará um jantar em homenagem ao dia das mulheres para as mães dos participantes das oficinas ofertadas pela pasta, bem como para as voluntárias que auxiliam nos serviços e que também desempenharam um papel de relevante importância nos momentos em que as enchentes assolaram nossa cidade. Atualmente são disponibilizadas oficinas de yoga, ballet, judô, muay thay, capoeira, hidroginástica, karatê, natação e músicas; além das oficinas, cursos são disponibilizados e que podem auxiliar na no orçamento familiar, sendo eles: atendimento para garçons, cozinha brasileira, preparo para pães artesanais, pizzaiolo, produção de tortas doces e salgadas, técnicas de açougueiro, auxiliar de cozinha, serviços de panificação e produção de doces e salgados para festas.

Já a Administração, através do prefeito Jaelson Ramalho Matta, decretou no dia 08 de março a Lei 4.284/2023 que dispõem sobre a criação da semana municipal de combate e enfrentamento a violência doméstica e familiar contra mulheres no nosso município, que será realizado no mês de agosto e novembro. As ações buscam não apenas celebrar a data, mas tornar nítida a importância de cada mulher, com destaque às mulheres bandeirantenses.

Tardiamente, mas não esquecido, parabenizamos todas as mulheres de nosso município, e não apenas pela garra, determinação e força aplicadas em seus dias, mas também pelo cuidado empregado com carinho e ternura. Feliz dia internacional das mulheres (pois todos os dias são dias delas).

 

Assistência Social e Família 

 

 

 

 

 



Educação, Cultura e Esporte.

 

 

 

Administração

 

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.

Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

408 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 23/02/2024

Portal atualizado em: 29/02/2024 16:57:45

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.