Bandeirantes, terça-feira, 07 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quinta-feira, 04 de Maio de 2023

Farmácia Central de Bandeirantes realiza, aproximadamente, 415 atendimentos diariamente.

Além da Farmácia Central a população também pode ser atendida em mais dois pontos da cidade. Serviços são prestados com mesma excelência nos 3 pontos.

BANDEIRANTES - A prefeitura de Bandeirantes, através da secretaria de Saúde, pratica a descentralização de distribuições de medicamentos para a população desde 2020. Na prática, o munícipe pode ter acesso aos seus medicamentos em qualquer uma das três farmácias públicas existentes no município, seja a do posto Central, seja a do posto da Lordani ou do posto do IBC, o que torna o acesso mais rápido, prático e confortável. A ideia da descentralização é simples, trazer agilidade ao atendimento ao entregar medicamentos em qualquer uma das farmácias ao paciente que necessitar, desde que não sejam de programas específicos ou de necessidade de atendimento específico e continuado. Deste modo, o paciente não necessita aguardar em um ponto único de distribuição, diminuindo filas e tornando ágil, sério e direto o atendimento. Vale informar que neste período houve um aumento significativo nos atendimentos; eles apresentaram um salto de aproximadamente 35%, porém a situação é temporária. Como informa a farmacêutica Thais Ranucci, “são quase 3.000 atendimentos a mais no mês de Março de 2023. Acreditamos que esse aumento vem influenciado pelo período que a gente está vivendo de epidemia de dengue, o período que está ocasionando as doenças respiratórias e também o aumento  de profissionais prescrevendo. O aumento dos atendimentos especializados, médicos, tanto os clínicos gerais aumentaram quanto a parte especializada no município e isso gera mais prescrição, consequentemente um aumento no atendimento da farmácia”. Como método de segurança, uma vez retirado o medicamento em qualquer um dos postos, o sistema eletrônico é alimentado, informado a retirada nos demais, mantendo controle e zelando pela saúde do paciente, impedindo uso excessivo de medicamentos. Segundo informações retiradas dos sistemas foram dispensados 4.759.384 milhões de itens em 2022.

Paraná Sem Dor - O posto da Vila Lordani conta, ainda, com um programa específico, o Paraná Sem Dor, que consiste num programa do Governo do Estado do Paraná para a distribuição de medicamentos para dores crônicas. Neste caso, somente este posto está habilitado para a distribuição, visto não haver um número muito expressivo de pessoas que façam uso dessas medicações, não gerando filas para as retiradas e mantendo a agilidade do atendimento neste e demais casos. O programa é mantido pelo Governo do Estado do Paraná em parceria com a prefeitura de Bandeirantes.

Cuidados e carinho - Cuidar dos medicamentos é ter carinho pelos pacientes. A qualidade é exigida por Lei e este cuidado é o trabalho logístico interno, que inicia na compra: a aquisição de medicamento que melhor atenda a população para a chegada em data específica sem que as unidades fiquem desabastecidas no aguardo, o recebimento, contagem, triagem, separação, estocagem em câmaras frias ou geladeiras, solicitação de retirada, contagem total após a retirada e nova triagem para nova compra. Aqui, todo cuidado é pouco, e devido a atenção constante e redobrada para que seja realizado, a equipe conta com 6 farmacêuticos e 2 auxiliares, sempre refazendo as contagens e se preparando para novos pedidos, reiniciando o ciclo.

Vale destacar que, pelo Sistema Único de Saúde, toda retirada de medicamento é possível apenas mediante a apresentação de receita, sendo esta uma exigência primária do próprio SUS.

Os atendimentos nos postos são feitos por ordem de chegada atendendo a critérios prioritários, que são o de idosos, gestantes e mães de crianças de colo. Os horários de funcionamento dos postos são: posto do IBC, das 7h  às 11h30min e das 13h às 16h30min. Fármacia do bairro Lordani, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Já a Farmácia Central, que tem um horário estendido, atende das 7h30min às 19h30min e aos sábados das 8h às 12h, além de alguns feriados.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.
Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.