Bandeirantes, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por conscientização, distribuição e plantio de árvores.

Objetivo das atividades é de continuidade para resultados a médio e longo prazo, muito além da semana comemorativa.

BANDEIRANTES – Dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde 1972, este é considerado um dia para chamar a atenção do mundo sobre os problemas ecológicos e de conscientizar sobre a importância de preservar os recursos naturais. Pensando nisso, no interesse de ensinar o que é o meio ambiente em um espaço delimitado e urbanizado, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Simone Beatriz Fuck Von Der Osten, tem ministrado palestras para diferentes públicos, atingindo desde os alunos da rede municipal, particular e faculdades aos trabalhadores das indústrias instaladas na cidade. Concluindo com o trabalho a campo, culminando o plantio de árvores nativas em ajuda dos atiradores do Tiro de Guerra. “Nossa responsabilidade pode parecer pequena, a ponto de algumas vezes deixarmos para lá, mas o nosso trabalho efetivo aparecerá daqui alguns anos, por isso precisamos começar e tem que ser agora.” pontuou a secretária, que é biologia e mestre em agronomia.

Ações de conscientização - As semanas de conscientização e meses representativos tendem a fazer parecer que uma ação finda em seu último dia de campanha, e por este motivo que as ações da prefeitura estão envoltas em educação e conscientização. Em conjunto com a secretaria de Educação, foram ministradas palestras mostrando o que cada criança e suas famílias podem fazer para minimizar danos e começar dentro de casa a cuidar do meio ambiente; do plantio de mudas de mini-rosas, além da separação de lixo orgânico do reciclável, o reaproveitamento inteligente dos materiais de descarte; como exemplo, caixa tetra pak (as famosas caixas de leite) serviram como berçário para mudas; Durante o ano todo as caixas vazias de leite são entregues pela secretaria de Educação para que a secretaria de Meio Ambiente produza mudas Até o momento, mais de 3 mil mudas que já foram plantadas em Bandeirantes ( escolas, parques, prédios públicos, avenidas e na beira dos córregos), e o Viveiro Municipal está abastecido de mudas que foram entregues pelo Instituto Água e Terra – IAT com mais 5.500 mudas somente esta semana.

Aterro Sanitário -A ampliação do aterro sanitário foi uma das grandes conquistas da nossa gestão. Sua finalidade é garantir a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos que não puderam ser reciclados, de modo que os descartes não causem danos à saúde pública ou ao meio ambiente. “Um investimento de quase 1 milhão de reais de recursos próprios, considerando a terraplanagem que foi realizada pela equipe da prefeitura e 700 mil com o restante da estrutura da nova célula, inaugurada em 2022.” comemora a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Futuro do Amanhã - A associação de catadores Futuro do Amanhã é um grande exemplo de projeto bem pensado, albergando em si diversas preocupações e buscando alcançar soluções; se havia de num lado pessoas em situação de vulnerabilidade, uma vez inseridas na associação passam ter um rendimento mensal, ao passo que ao município passa a ter uma equipe especializada em recolhimento de material descartado reciclável e com expertise para separação, acondicionamento e venda. Hoje são 10 famílias que tiram o sustento desse trabalho.

Isso basta? - Não! Obviamente que são excelentes trabalhos, mas você tem que fazer sua parte, e não e tão difícil. Separar o lixo é um pequeno passo, evitar o desperdício de água, evitar a poda drástica, não descartar seu lixo nos canteiros centrais das avenidas, vias, esquinas, praças, áreas verdes ou terrenos baldios. Além de prejudicar o meio ambiente, o lixo atrai vetores de doenças e aumenta o risco de alagamentos, o lixo deve estar em sacos plásticos devidamente fechados, evite descartar vidros, louças ou materiais cortantes soltos em sacolas. Coloque-os dentro de garrafas pet ou enrolados em papelões ou jornais, de preferência com identificação, Coloque o lixo na porta da sua casa apenas no dia e horário da coleta. A cada pequeno passo podemos fazer juntos uma longa caminhada; e aí, como quer que seja lembrada sua pegada ecológica?

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.

Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525. Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.

Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.