Bandeirantes, sexta-feira, 03 de maio de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Saúde - Quarta-feira, 28 de Junho de 2023

Educação continuada ensina às crianças da rede municipal de educação sobre combate ao mosquito da Dengue.

Projeto é realização da Vigilância Sanitária e secretaria de Educação, Cultura e Esporte, e busca manter vivo o combate ao vetor que transmite Dengue através de ações afirmativas realizadas com crianças.

BANDEIRANTES - A rede municipal de educação tem matriculadas 3 mil crianças, quantidade expressiva da população da cidade, somando somente nessas crianças quase 10% do total de habitantes de nosso município. Diante destes números, a Vigilância Sanitária e a secretaria de Educação, Cultura e Esporte somaram forças para ensinar as crianças sobre combate à Dengue e formas de identificação de focos do mosquito, além das medidas que devem ser tomadas quando localizados os focos. Para conter o avanço da dengue no município, a Secretaria de Saúde tem intensificado ações com bloqueio de transmissão diariamente, além da conscientização da população da importância na prevenção. A diretora da Vigilância em Saúde, Silvia Guidi, pontua que: “Os alunos tornam-se agentes multiplicadores dentro de suas próprias casas e na vizinhança ao divulgar e fiscalizar possíveis criadouros, afinal são orientados a identificar os objetos que possam acumular água e também de fazer o descarte correto destes materiais”.

Educação continuada - Com palestras, brincadeiras, teatro e fantasia, a educação continuada consiste em apresentar para as crianças todo um panorama e mostrar o que fazer diante de uma situação de risco, ou seja, onde há risco de se tornar foco da dengue ou que tenha se tornado. O projeto é apresentado a todos os alunos, sendo repetido de tempos em tempos para reforçar a informação e incentivar a realização da busca e limpeza em casa. Com a medida, alunos incentivados provocam seus pais nas buscas residenciais, levando a realização de limpeza de locais de risco e medidas de precaução, como virar vasos vazios, pratos de vasos e recipientes que possam acumular água. Levando em consideração a quantidade de alunos, muito mais de 10% da sociedade bandeirantense é atingida pela campanha quando somamos os alunos com suas famílias. É a educação a serviço da vida.

Redação: Róger D. T. Demétrio e Talitha Dalacosta.
Prefeitura Municipal  de Bandeirantes, trabalhando pra você.