Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bandeirantes, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (43) 3542-4779 / 4525

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 Horas

Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Cultura - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

FANFARRA MUNICIPAL DE BANDEIRANTES BRILHA E CONQUISTA TÍTULO DE CAMPEÃ PARANAENSE NA CATEGORIA DE BANDA TRADICIONAL DE PERCUSSÃO DE LIRA.

As bandas e fanfarras disputaram classificação para a competição nacional no 30º Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, que juntou competidores de 30 cidades do Paraná.


FANFARRA MUNICIPAL DE BANDEIRANTES BRILHA E CONQUISTA TÍTULO DE CAMPEÃ PARANAENSE NA CATEGORIA DE BANDA TRADICIONAL DE PERCUSSÃO DE LIRA.

BANDEIRANTES - Aconteceu no último sábado o 30º campeonato de bandas e fanfarras, evento sediado pela prefeitura de Bandeirantes e que recebeu aproximadamente 1800 músicos de 30 municípios paranaenses. As bandas e fanfarras inscritas disputaram a classificação para a competição nacional, e foram avaliadas conforme critérios musicais que envolvem repertório, regência, harmonia, melodia, ritmo e interpretação, além de análise dos instrumentos de sopro (articulação e dinâmica, afinação, tempo e precisão rítmica, dificuldade técnica, critérios direcionados), de percussão (técnica, técnica instrumental, precisão rítmica, afinação), uniformidade instrumental (conservação) e dos elementos alegóricos (precisão na dança, ritmo, archa, alinhamento, cobertura das colunas e regularidade, postura e atitude).

Todas as bandas e fanfarras fizeram um show, levando a plateia a reagir, torce e vibrar a cada novo movimento, música ou mudança que trazia consigo uma surpresa. As coreografias e alegorias deram show à parte, com o acompanhamento musical, os passos de dança seguindo o ritmo das músicas enchiam o ginásio de esportes com a magia da arte; a vibração da plateia letrava shows de rock graças a energia e entusiasmo que emitiam.

Fanfarra era o nome dado ao toque de trompas e clarins nas calçadas da França, posteriormente se estendeu às bandas marciais que acompanhavam cortejos cívico e regimentos de cavalaria. As Bandas se desenvolveram das Fanfarras, quando passaram a utilizar quase todos os instrumentos musicais de sopro (metais), sendo a fanfarra focada na percussão. Compreendendo esta diferença, as bandas e fanfarras são compostas por corpos (ou pelotões) distintos que possuem objetivos específicos, sendo eles o Pelotão Cívico, Estandarte (integrante que leva a identidade da corporação), Porta Cartel (integrantes que portam a identidade da categoria musical e que possuem coreografias, visto serem destaque da fanfarra), Pelotão ou Corpo Coreográfico (formado por integrantes que realizam coreografias durante a execução musical), Baliza (que realiza malabarismo livre ou coordenado à frente da banda ou da fanfarra), Mór (condutor e responsável pela ordem única e coreografias) e a Comissão de Frente (encarregados por encorpar e sofisticar as coreografias do desfile). Cada um dos Corpos (ou Pelotões) foi individualmente analisado pelos jurados em cada categoria que listamos acima. A Fanfarra Municipal de Bandeirantes (Famubam) brilhou, conquistando o título de Campeã Paranaense na categoria de Banda Tradicional de Percussão de Lira, dando um show em sua apresentação. O brilho não veio só, o bailarino coreógrafo Alex Barboza conquistou o terceiro lugar de Balizador, aumentando ainda mais o brilho de todo o conjunto. A Famuban está, então, qualificada na categoria para a competição nacional, ainda a ser marcada. Para o maestro regente, Adriano Jacintho Ribeiro (Cherry), este foi um momento de grande orgulho, “nos empenhamos para fazer um grande evento, mostrar nossa banda e fanfarra e resgatar a cultura musical”, informou. Para o diretor de Cultura, Everton Romano Bonfim o evento foi sucesso absoluto, “resgatar a cultura e realizar o evento com esse grau de organização é muito difícil, foi o empenho de muitos funcionários que permitiram que isto fosse possível”, disse. Já o prefeito Jaelson Ramalho Matta disse, com entusiasmos, sobre a importância da cultura, “este evento é a prova do empenho da Administração e funcionários para trazer cultura ao município e levar a cultura do município para fora através de outras competições. É formação de amizade e disseminação de ideais de civismo em uma competição muito bonita e muito organizada. Parabéns a todos os funcionários pelo evento e todos os participantes pela organização, carinho e carisma”, disse entusiasmado. É certo dizer que Bandeirantes ganhou muito com este espetáculo musical que a cidade, com muito carinho, recebeu, e certamente estará de braços abertos para sediar novas edições do evento.

 

Classificação - Conforme informações apresentadas pelo presidente da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, José Carlos Gonçalves, dentre todas as categorias avaliadas pela comissão julgadora, composta de músicos, coreógrafos e professores, todos com licenciaturas e especializações nas suas áreas, destacaram como vencedores nas suas categorias, na parte da manhã, a Banda Municipal de São Sebastião da Amoreira, a Fanfarra Municipal de Rondon, A Banda de Percussão Blue Angels de Prudentópolis, A Fanfarra da Guarda Mirim de Altônia, A Banda Marcial Madre Merloni de Curitiba e a emocionante apresentação da Fanfarra da APAE de Curitiba. Na parte da tarde os destaques e vencedores nas suas categorias foram: a Drum Force COMMUSF de Cãndido de Abreu, a Fanfarra Municipal de Guamiranga, a Fanfarra da Guarda Mirim de Irati, a Banda Municipal de Reserva do Iguaçu e a Campeã Geral de Bandas de Concerto, a Banda Municipal de Pinhão. Já no final da tarde e início da noite as disputas, como nas demais etapas do dia, foram realizadas de forma muito acirrada, tendo como destaque a Fanfarra Municipal de Japurá “FAMUEM”, a FAMUL – Fanfarra Municipal de Luiziana, a Corporação Musical Fênix de São Mateus do Sul, a Banda Musical do Caximba e a campeã geral do evento, conquistando a maior pontuação entre todas as participantes, a BAMUV, Banda Marcial de União da Vitória.

 

A matéria continua após a seleção de fotos.
Todas as fotos do evento estão disponíveis no “álbum de fotos”, na página inicial de nosso site.

 

 



Redação: Talitha Dalacosta, Róger D. T. Demétrio e Freddy Macedo.
Para mais notícias acesse o nosso site: https://www.bandeirantes.pr.gov.br ou ligue para 3542-4525.
Sugestões ou reclamações entre em contato com a ouvidoria 3542-7482.
Prefeitura Municipal de Bandeirantes, trabalhando pra você. 

806 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 17:09:52

Prefeitura Municipal de Bandeirantes - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.